Primeiros passos para planejar um casamento.
Muitas noivas, passado a emoção do pedido de casamento, se pegam entre muitas dúvidas, por mais que já tenham sonhado com o seu casamento perfeito e com os detalhes desse grande dia. Tipo de cerimônia, paleta de cores, que tipo de comida e como servir, os convites, como organizar os preparativos… o que fazer primeiro?
Este post vai ajudar e mostrar o caminho das pedras. Vem comigo:
- Faça sua lista de convidados.
Aqui você determina o tamanho do casamento, pode fazer uma média de custos por convidado e começar a procurar locais adequados para sua festa. Por exemplo, sua lista tem 250 convidados, dentro dos pretensos locais para celebração de sua festa já corte os que tem capacidade menor do que a exigida e também muito maior que a sua quantidade de convidados.
2. Escolha a data de seu casamento.
É a primeira coisa que todos vão lhe perguntar, assim como o número de convidados. Neste caso você elimina os locais pela disponibilidade da sua data (ou troca a data do casamento caso se apaixone por um local já reservado na data que você havia estipulado). E pode começar o planejamento financeiro de seu evento mês a mês, conforme o tempo até a cerimônia. Quando chegar a data do casamento os pagamentos já devem estar finalizados, evitando dívidas após a festa.
3. Calcule quanto pode/quer investir na sua festa.
Provavelmente a dica mais importante deste post. É aqui que você vai delimitar valores de gastos com a festa e o que pode realizar dentro das possibilidades financeiras. Não tem coisa pior do que ter contas para pagar depois da festa, o melhor é planejar tudo com antecedência e aproveitar seu casamento e lua de mel sem contas posteriores.
4. Busque a ajuda de um cerimonial ou comece os orçamentos.
Agora você já sabe quanto pode/quer gastar, o número de convidados e a data do seu casamento, chegou o momento de buscar seus aliados na realização do evento. Neste ponto podemos passar as responsabilidades para uma terceira pessoa, que vai cuidar de tudo para você. É isso que uma boa cerimonial faz e a sua responsabilidade será apenas de provar os doces e buffet, aprovar os orçamentos dos serviços que mais gostar, realizar os pagamentos e se divertir muito na sua festa. Se a ideia é cuidar de tudo sozinha, é hora de organizar os fornecedores necessários que vão transformar o sonho em realidade e começar a pedir os orçamentos destes serviços. Aqui tem um post que pode te ajudar na decisão de contratar ou não um cerimonial para o seu casamento.
5. Escolhas.
Até o casamento sua vida vai girar em torno de escolhas. Os doces que farão parte da mesa, sabor do bolo escolhido, que itens vão na decoração. Se você for indecisa, conte com a ajuda e bom senso do noivo, ou madrinhas. Busque referências e salve as ideias que mais gostou, assim fica fácil mostrar ao decorador que tipo de arranjo você quer. Nunca separe mais de 3 opções, isso ajuda muito na decisão final. Já deu uma olhada nos nossos painéis de inspirações no Pinterest? Separamos muitas referências lindas para te ajudar.
6. Fazer o roteiro do dia.
Sua cerimonial vai montar o roteiro do dia do casamento com você, aqui você sabe tudo que vai acontecer e qual a ordem destes acontecimentos. O objetivo é sanar qualquer problema e evitar imprevistos. Caso não conte com uma cerimonialista, escreva os detalhes do dia usando o horário como base para cada acontecimento. Faça um check list de todos os itens que farão parte do seu dia e junte outras pessoas nesta organização, com certeza aqui você vai precisar de bastante ajuda.
7. Uma semana antes.
Confirme todos os serviços contratados, horário de montagem da decoração e entrega de cada item que faz parte do grande dia. Finalize os detalhes restantes com buffet e decoração. Repasse seu roteiro novamente com todos os participantes.
8. No dia do casamento.
O ideal é ter alguém responsável pelo seu evento. Afinal, é dia de ser noiva, tudo que deveria ser escolhido e feito já foi, chegou a hora de aproveitar tudo isso. É necessário que alguém receba os itens e verifique todos os detalhes contratados. Delegar funções é primordial para que tudo saia perfeito, nessa hora a cerimonial pode salvar a sua vida.
9. Após o término da festa.
Quando tudo termina, alguns detalhes precisam ser finalizados. Verificar as quebras com o buffet, contar e guardar a sobra de bebida, assegurar-se que não houveram danos no salão e resgatar os cheques (caução) que foram emitidos. Guarde uma quantia para a finalização, sempre é possível que apareça um custo extra, neste caso vocês estarão preparados.
O importante durante todo este processo é manter a calma. Organizar os custos e prazos para pagamento e fazer uma planilha de controle disto.
Prestar atenção em todos os detalhes, fazer o check list ou contratar uma cerimonial que fará este trabalho, garante que todos os convidados sejam bem acomodados, atendidos e se divirtam, assim como os noivos. Além disso, repassar estes detalhes assegura que nada vai sair do planejado e tudo vai ter a cara do casal.
Agora que você já sabe como, é só começar. Depois não esquece de contar pra gente como foi o seu casamento hein. Coloque a #shesaidyesblog nas suas fotos que o seu casamento pode aparecer por aqui e virar inspiração para outras noivas 😉
Leave A Reply