Você é daquelas que se liga em todas as superstições e acredita que tudo tem um porquê de ser e estar? Então provavelmente seu casamento vai ser recheado de significados e hoje estamos aqui para falar exclusivamente sobre as flores do seu buquê. Você sabia que cada flor atrai um sentimento diferente para a sua união?
Bom, vamos começar contando um pouco da história do buquê de noiva. Esse costume começou lá na Grécia Antiga, quando as noivas entravam carregando um ramo de ervas e alho para afastar o mau olhado e atrair bons fluídos para o casal. Com o tempo, na Idade Média, o costume foi mudando e a tradição era de que a noiva fizesse a pé o trajeto entre sua casa e a igreja. Pelo caminho as pessoas ofereciam flores, ervas e temperos para trazer sorte e felicidade e assim, ao chegar à igreja, ela tinha em mãos um buquê.
No século XIX era considerado inadequado declarar abertamente sentimentos e emoções e foi por isso que criaram um significado para cada tipo de flor. Assim, as flores falariam pela noiva e as pessoas poderiam saber, subjetivamente, o que ela estava esperando daquele casamento que, na maioria das vezes, era arranjado pelas famílias. Nessa mesma época, na Polônia, ainda se acrescentava açúcar ao buquê para que o temperamento do casal se mantivesse doce durante todo o casamento.
O tempo foi passando e novas tradições foram sendo agregadas ao buquê. Antigamente eram feitos dois buquês. Um era abençoado pelo padre e ficava exposto em uma redoma de vidro depois do casamento no quarto ou na sala da casa dos noivos – eu lembro que quando era pequena minha mãe tinha um buquê guardado em uma caixinha transparente – enquanto o outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, sendo que quem pegasse seria a próxima a se casar. Esse é um ritual presente e esperado nas cerimônias até hoje, com diversas variações e novidades.
Sabemos que as cerimônias mudaram muito e hoje você é livre para fazer tudo como quiser. Não precisa de um determinado tipo de flor para expressar seus sentimentos. Mas, se você quer saber o que elas significam (ou significavam) e agregar um toque a mais de simbolismo ao seu casamento, vamos lá:
- Cactus: perseverança
- Copo de leite: reconciliação
- Tulipa: declaração de amor
- Coroa imperial: majestade, poder
- Margarida: inocência, virgindade
- Camélia: beleza perfeita
- Cravo amarelo: desprezo
- Lírio: pureza
- Miosótis: fidelidade
- Flores do campo: juventude
- Celósia: fertilidade
- Cravos variados: rejeição
- Crisântemo: paixão
- Rosas: amor em suas várias formas
- Dália: crescimento
- Hortência: frieza, indiferença
- Dedaleira: falsidade
- Gerânio escuro: tristeza
- Dente-de-leão: oráculo
- Gérbera: vida, energia
Vale lembrar também que os significados variam bastante dependendo de cada lugar e costume, então não se prenda somente a isso, ok? Aí em cima, por exemplo, cravos significam rejeição, mas há também fontes que dizem que os cravos simbolizam a inocência, vai saber… O importante mesmo é que seu buquê seja lindo do jeito que você sempre sonhou e que componha o seu look. Ah, e nada impede que você crie o seu próprio significado não é mesmo?
Além do significado das flores podemos também encontrar significado para o formato e cores do buquê, mas isso falamos nos próximos posts. Quando escolhi o meu buquê não me prendi a esses detalhes, eu queria um buquê que não fugisse muito da cor da decoração e que tivesse o formato “braçada”. Mostrei algumas referências para a florista, confiei no trabalho dela e amei o resultado, dá uma olhada <3
Beijos e até o próximo post 😉
Leave A Reply