Em minhas conversas com os noivos, sempre ressalto a importância de darmos aquele ar pessoal ao casamento. Entre tantos detalhes que compõem este dia tão especial podemos dizer que as músicas escolhidas para embalar diferentes momentos da festa tem papel fundamental. É muito fácil dar este toque pessoal ao casamento pela trilha sonora, se os noivos são clássicos/românticos/engraçados, vão refletir isso nas músicas da cerimônia.
Roteiro musical
Para montar o roteiro, temos que pensar em todas as músicas que fazem parte da cerimônia. As músicas podem ser tocadas ao vivo, seja somente instrumental ou com vocalista. Também pode ser mecânica, neste caso, contratamos um DJ.
No casamento tradicional brasileiro (com todas as entradas de cortejo) o roteiro vai funcionar basicamente assim:
- Música para entrada de padrinhos;
- Entrada do pai do noivo e mãe da noiva (que pode usar a mesma música dos padrinhos);
- Música para entrada do noivo e sua mãe;
- Tema para entrada do cortejo da noiva (crianças ou damas);
- Música para entrada da noiva e seu pai (aqui o que todo mundo espera);
- Entrada das alianças e bênçãos;
- Música final (para saída do cortejo e noivos).
As músicas de fundo da recepção, no início da festa, também são importantes para dar aquele clima de conforto, mostra que é uma hora calma, para conversar, beber, comer. O som é baixo, dando a oportunidade dos convidados conversarem sem aumentar o tom de voz.
Já na festa precisamos de pelo menos 3 músicas:
- Música para entrada do casal no salão;
- Dança dos noivos;
- Para jogar o buquê.
Daqui para frente a atração musical aumenta o volume e leva todo mundo para a pista, seguindo as especificações dadas antes pelo casal de que linha musical seguir. Normalmente vão passar por todos os estilos musicais, para agradar os convidados, assim podemos garantir uma pista sempre cheia.
Como escolher as músicas para o casamento?
Que músicas tocam o casal e quais sentimentos querem despertar nos convidados?
Se querem os convidados chorando, a escolha vai ser entre músicas que tocam sentimentos, lentas. Podemos misturar as músicas antigas (aquelas que ultrapassaram gerações) e as novas. Estas músicas também servem para as cerimônias tradicionais.
Casais mais jovens (de 18 a 23 anos) já trazem para cerimônia músicas pop, final dos anos 90 para frente.
Uma ferramenta que pode ajudar hoje na escolha é o Spotify. Além de poder montar as suas listas músicais o aplicativo te mostra artistas novos dentro da linha que você gosta, você fica sempre atualizado e aumenta sua lista de preferências.
Seguir temas também ajuda. Por exemplo, músicas brasileiras, só hits, só artistas antigos, músicas de um artista só. As possibilidades são infinitas.
No link Música para casar, dei algumas dicas de músicas para cerimônia. Os artistas escolhidos podem te levar a outras ideias.
Se tiver sugestões ou quiser partilhar com a gente o roteiro musical do seu casamento, deixe um comentário aqui embaixo!
Leave A Reply