Na igreja, no campo, na praia. Se quando você pensa em casar vê tudo isso como clichê temos um alerta de casamento style/diferentão/cheio de personalidade soando no ar. Já disse aqui que para mim o que importa no casamento é que seja uma festa focada na identidade dos noivos, naquilo que eles curtem. E, o lugar da cerimônia é perfeito para causar esse impacto já de cara.
É claro que não vai ser nada fácil escolher um lugar alternativo para o seu casamento Dependendo do tipo de local você terá que levar toda a estrutura necessária e isso vai encarecer o seu orçamento, tenha isso em mente. Mas sempre é possível dar um jeitinho aqui e ali, cada caso é um caso. Outra coisa muito importante que você deve levar em consideração se pretende casar em um lugar que não recebe esse tipo de evento é a data. Você vai ter que se adaptar à data e ao dia da semana que o local pode receber seu evento, então, tenha paciência.
Quer casar em um lugar diferente, mas não sabe onde? Aqui em baixo algumas dicas e ideias para você:
- Bar/balada: Eu mesma queria muito ter casado em um bar de rock super estiloso, mas o problema aqui é que bares e baladas dificilmente fecham a casa para eventos na sexta ou sábado. E, quando fecham, se prepare para desembolsar uma pequena fortuna, hahaha. Mais uma vez, varia muito de lugar para lugar, da conversa com o dono do estabelecimento, do seu relacionamento com o local… Falando de maneira geral: bares, baladas e restaurantes geralmente fecham a casa para eventos particulares de domingo a quarta, que é quando não abrem ou têm menos movimento.
- Museus/prédios históricos: Gente, pensa que coisa mais maravilhosa uma cerimônia de casamento em um museu ou em um prédio histórico? Sério, se fizerem isso me chamem por favor! Alguns lugares fazem a locação do espaço para casamentos, mas não são todos. Vai dar trabalho encontrar esse local e fazer essa negociação, mas olha, acho que vale a pena hein. Falei com a Anne essa semana que seria lindo um casamento no Paço da Liberdade aqui em Curitiba, uma construção histórica no centro da cidade, com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, que foi feita para abrigar a Prefeitura da cidade em 1916. Em 2009 o Paço foi revitalizado e hoje é um centro cultural administrado pelo SESC e que (ainda, quem sabe um dia) não faz locação para casamentos 🙁
- Construções abandonadas: Não lembro de ter visto um casamento com uma pegada industrial assim aqui no Brasil, mas já vi vídeos e fotos de casamentos gringos em construções ou fábricas abandonadas e o resultado é incrível. Claro que o trabalho de produção aqui é bem grande pois você vai precisar levar toda a estrutura necessária, mas não vai precisar investir tanto em uma decoração já que o objetivo é ter esse ar industrial/rústico. Eu acho sensacional e muito original. Mas tenha cuidado na produção aí para que o resultado não seja um desastre.
- Parques: Já vi na internet mini wedding em parques e acho que o resultado pode sim ficar muito bacana, mas aqui estamos falando em um lugar aberto, então, além de ter que levar toda a estrutura necessária, você ainda corre o risco de algo ou alguém atrapalhar o seu casamento. Mais uma vez: planejamento é tudo! Então, se você quiser é possível sim, mas tenha em mente a resolução para todos os tipos de problema que podem vir a acontecer em um espaço público. Acredito também que seja necessário algum tipo de liberação da prefeitura, se atenha à esses detalhes.
- Cachoeira/Montanha: Se o casal curte a vibe natureza essa pode ser uma opção muito original. A celebração do casamento é um momento muito importante. É a união de duas pessoas que passam a formar uma nova família. Já pensou tudo isso acontecendo em meio à natureza? É muita energia envolvida. Mas lembre-se que nem todos os convidados têm o mesmo fôlego que vocês, então escolham um local com acesso mais fácil. Outra coisa: pense bem na produção do evento, você vai ter que levar tudo para lá e, se o acesso for difícil, pode ser que os orçamentos sejam mais altos.
- Em casa: Se na família alguém tem uma casa que possui um significado especial na sua vida ou do seu noivo e se essa casa comporta o número de convidados do seu casamento, por que não fazer uma cerimônia intimista e cheia de significado? Vai ser incrível viver esse momento em um local que já faz parte da sua história. Aqui, dependendo do tamanho da casa, pode ser que não seja possível um jantar, mas você pode optar por um coquetel ou finger food e assim as pessoas vão ficar mais à vontade e o evento vai dinâmico e bem pessoal.
E aí, mais alguma ideia de lugar diferente para casar? Em qualquer lugar e de qualquer maneira o importante é que essa celebração tenha uma energia tão intensa que a cada vez que você olhe as fotos a emoção transborde aos olhos e você reviva todos os momentos desse dia. Mas uma coisa é muito importante: para que tudo saia como você sonha é necessário muito planejamento. Planilhe tudo, se antecipe aos problemas e saiba que, como você está tratando de algo personalizado, pode ser que os orçamentos subam um pouco dependendo da dificuldade de execução do evento.
Ah, outra coisa, não são todos os profissionais que estarão dispostos a embarcar nesse sonho com você. Muitos vão colocar tantas dificuldades que você vai pensar em desistir, e é isso que eles querem. É muito mais fácil executar um evento padrão, por isso, se alguém falar que não dá, que não tem jeito e que não vai ficar bom, fale com a gente que vamos ter o maior prazer em planejar esse evento com você, com a sua cara e com todos os detalhes que você quiser. Fugir do padrão assusta muita gente e é preciso muito planejamento, profissionalismo e amor pelo trabalho para que tudo saia como você sonhou <3
Leave A Reply