Esta é uma dúvida que perturba bastante as noivas, dentre tantas cores, como escolher a paleta de cores mais bonita para o casamento?
Espero que com as dicas aqui fique mais fácil! Lembrando que a paleta de cores está presente nas escolhas do início ao fim do processo de planejamento, na papelaria, na mesa de doces, na decoração, nos detalhes das madrinhas e padrinhos, enfim em tudo.
As cores podem ser escolhidas por significado ou preferência. E vimos no post sobre a cor do ano, o quanto a Pantone se preocupa e a forma com a qual escolhe esta cor. A escolha das cores envolve até estudos psicológicos, não é a toa que o marketing escolhe determinadas cores para clientes que trabalham com alimentação, ou que o setor de saúde utiliza a cor verde clara, que é normalmente ligada a tranquilidade.
É muito fácil falar do significado das cores, podemos inclusive encontrar esta informação facilmente na internet. O objetivo aqui é ajudar a escolher a sua cor principal e depois combiná-la de forma elegante e moderna com outras cores.
No círculo acima temos as cores primárias, que dão origem a todas as outras, secundárias e terciárias. Podemos ver as formas de uso mais seguras e também as mais inusitadas.
Trabalhar com uma só cor está longe de ser sem graça, porém é muito mais fácil combinar a decoração, unificar os ambientes e continuar elegante sem muito trabalho. Escolha sua cor preferida e trabalhe a mesma na escala de tons, conforme exemplo abaixo
O círculo das cores também divide as mesmas em frias e quentes. E aqui embaixo vemos 3 formas diferentes de combiná-las. Ainda mantendo a idéia da simplicidade podemos trabalhar com cores que estão lado a lado no circulo (flecha amarela) escolher os itens de decoração fica fácil, tons das flores, impossível errar usando esta técnica. Cores completamente opostas (flecha azul) podem parecer são bem diferentes mas se complementam, normalmente a abordagem é bastante moderna, indicamos as noivas mais ousadas, neste caso é bom trabalhar bastante com as tonalidades (como o exemplo já dado na monocromática). Para quem quer tornar sua tabela interessante a dica é usar o triângulo para escolher as cores, sempre vamos achar cores que conversam muito bem entre si. Para ousar um pouquinho ainda podemos adicionar as cores que estão entre cada escolha.
Cores inusitadas, trabalhadas em diferentes tons vão trazer um ar singular ao casamento.
Você pode escolher sua cor preferida e trabalhar com ela em tons diferentes, fazendo a combinação diretamente oposta no círculo, ou usando o triângulo para achar as cores complementares. E por quê não também escolher pelo significado?
- Branco: paz, pureza e limpeza;
- Azul: tranquilidade, serenidade e harmonia;
- Roxo: espiritualidade, magia e mistério;
- Rosa: romantismo, ternura e ingenuidade;
- Vermelho: paixão, energia, excitação;
- Laranja: Alergia, vitalidade, prosperidade e sucesso;
- Amarelo: luz, calor, descontração, otimismo e alegria;
- Verde: esperança, saúde, vitalidade e liberdade;
- Cinza: neutralidade e estabilidade;
- Marrom:seriedade e integridade;
- Dourado: opulência, nobreza e riqueza material;
- Prata: solidez, valor, estabilidade e distinção;
- Preto: respeito, isolamento.
Aqui embaixo separamos algumas tabelas já montadas e a utilização prática delas. Confere como elas estão lá no círculo.
Neste casamento aqui, os noivos me passaram as cores amarela e roxa (diretamente opostas no círculo), confesso que fiquei apreensiva no início, nunca tinha trabalhado com estas cores, mas o resultado foi surpreendente! Trabalhamos bastante com tons abertos e fechados das duas cores, incluindo verde e o branco. Ficou lindo!
Se você já casou, mostra para nós a paleta que escolheu para seu casamento, podemos postar a foto no instagram She Said Yes. Se você ainda ainda não casou, podemos te ajudar, deixa seu recado aqui embaixo. 😉
Leave A Reply