Ando recebendo vários e-mails com dúvidas sobre o que faz um cerimonialista ou uma assessora. Já me questionaram até se cerimonialista é quem faz celebração da cerimônia. São tantas as dúvidas, além das diferentes designações para o profissional de eventos, que resolvemos explicar aqui no She Said Yes essas diferenças. Este post pode inclusive ajudar na busca do profissional perfeito, conforme a necessidade do seu casamento.
Nos cursos técnicos e específicos da área de eventos, a (nova) nomenclatura mais utilizada para o profissional que vai trabalhar com eventos é: Organizador de Eventos. Foi escolhida por ser mais abrangente e pretende especificar aquele profissional que cuida de todos os detalhes do evento. Em resumo: assessores e organizadores de eventos são a mesma coisa.
O que faz o Produtor de Eventos/Organizador/Assessoria:
- Briefing inicial para saber quais os desejos dos noivos;
- Planejamento financeiro;
- Analisa o que é possível realizar dentro do planejamento financeiro;
- Busca de fornecedores conforme a necessidade dos noivos;
- Cria o cronograma do evento;
- Pede e verifica todos os itens que serão necessários para o casamento;
- Avisa sobre datas e prazos;
- Ajuda com dicas e opiniões, além de usar técnicas nos detalhes do casamento;
- Auxilia e orienta a escolha dos noivos sobre papelaria, cores, temas da festa;
- Faz o roteiro do evento, horários de entrega e desmontagem do evento;
- Participa da montagem e organização física do evento;
- Recepção e verificação de todos os itens entregues;
- Cuida do bem-estar dos convidados;
- Contagem de bebidas;
- Condução dos fornecedores para que executem o melhor trabalho possível;
- Condução de protocolos;
- Qualquer providência pós evento.
Concluindo, é o organizador que vai dar todas as dicas além de tomar as providências necessárias para que o evento saia perfeito, tanto na organização quanto na execução, incluindo a parte protocolar de cerimônia e seguimento de festa.
O que faz o Cerimonial do eventos:
- Briefing inicial para saber quais os desejos dos noivos;
- Indica fornecedores já conhecidos;
- Esclarece etapas e providências a serem tomadas;
- Monta um cronograma a ser seguido;
- Ajuda com dicas e opiniões, para detalhes;
- Verifica a montagem do evento;
- Verificação dos itens entregues;
- Contagem de bebidas;
- Condução de protocolos.
O cerimonial cuida da parte protocolar da cerimônia e festa. Pode dar dicas, acompanha em algumas decisões, mas não é responsável por nenhum serviço ou pela parte de execução dos profissionais contratados.
Me interesso pela área
Se você tem interesse na área fique sabendo que as faculdades de Turismo, Marketing, Hotelaria e Relações Públicas tem ênfase na área de eventos e podem dar uma base para começar o trabalho.
Os SENACs também tem cursos específicos, além de outras instituições particulares com cursos de pós graduação que oferecem crescimento na área.
Profissionais já importantes no mercado de eventos também oferecem cursos nas maiores cidades do Brasil. Se você tem interesse, é bom ficar atento.
Mas se quer entrar neste mundo maravilhoso dos eventos, não esqueça que esta profissão requer muito comprometimento, um senso de organização apurado, facilidade e paciência para tratar com pessoas e entender seus desejos além de muito, mais muito amor, pois as emoções são fortes o envolvimento intenso.
E aí, já tinha pensado em trabalhar nesta área? Deixa um recadinho aqui para gente!
Leave A Reply