• Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
Você desligou a cafeteira?
julho 28, 2017

Esse texto estava suspenso.

Eu não ia escrever essa semana porque estou absolutamente enrolada com diversos compromissos profissionais e acadêmicos que têm tomado uma boa parcela do meu tempo de vida nos últimos dias. Mas, como eu sempre digo quando vou fazer exatamente o contrário do que disse que iria fazer: cá estamos nós.

Hoje não é a última sexta do mês – embora seja hoje, sexta, que você esteja lendo isso (ou seja hoje, na realidade, qualquer outro dia – esse negócio de tempo é realmente uma coisa muito doida). Hoje é a última quarta. Eu não gosto muito (odeio) quartas-feiras. O motivo é bastante simples: as coisas que dão errado na minha vida costumam sempre escolher as quartas-feiras para dar errado. Talvez eu atraia, né? Provavelmente sim, é o que dizem dez entre dez pessoas supersticiosas e que acreditam na lei geral da atração do universo. Eu não sei, ainda tô na dúvida (mas é porque sempre tô na dúvida mesmo, não tenho nada contra a lei geral da atração do universo ou pessoas supersticiosas que acreditam nela, até porque tô sempre super aí pra debates astrológicos, místicos e mágicos – só me chama).

Enfim. Eu não ia escrever essa semana, mas tô aqui pra dividir com vocês algo que aconteceu hoje – a última quarta do mês. E que tem acontecido muito. Não quero ficar enchendo com pormenores, mas, caso tenham interesse, a história toda mais detalhadinha tá aqui, nesse outro textão.

Renan errou o primeiro café que passou na última quarta. E aí precisou passar o segundo. “Quarta-feira”, eu disse pra mim mesma, em silêncio. Enquanto ele estava trocando o filtro da cafeteira, eu tinha uma certeza daquelas que podem ser escritas na pedra. Pensei comigo “esse menino vai esquecer a cafeteira ligada hoje”. Nah. Tô aqui só reproduzindo a primeira parte do pensamento, pra fingir que sou uma pessoa legal, mas a verdade é que o pensamento completo foi mais ou menos assim: “esse menino vai esquecer a cafeteira ligada hoje, eu tenho certeza – e eu vou ficar muito irritada, porque, poxa, eu fiz um TEXTÃO sobre isso e ele não vai pensar em desligar esse negócio. Eu poderia avisar, né? Não, me recuso. Ele precisa lembrar sozinho”.

Corta para o próximo pensamento catastrófico. Marta, já na moto, começa a se arrepender de ter feito aquele papelão e ter saído sem avisar. “Quando chegar no trabalho, vou mandar mensagem, porque eu vi aquelas imagens horrorosas no google quando pesquisei fotos de cafeteiras ligadas e vai que dessa vez ele esquece e o apartamento explode? Não dá pra brincar. É muito sério”. Cheguei no trabalho e não lembrei de mandar o aviso até seis e meia da tarde, quando, obviamente, não mais havia razão nenhuma de se mandar a dita mensagem – mas mandei mesmo assim. A resposta foi “hahahahaha acho que sim”. Renan é um otimista, sabe?

Só que não, namorado. Cheguei em casa, uma hora depois, e a cafeteira estava lá, plenamente ligada, no meio da escuridão do apartamento – que não tinha explodido, mas que poderia ter ido pelos ares. Pois bem. Eu ri, porque eu sabia que isso ia acontecer. Tive doze horas de certeza. E aí fiz um stories no Instagram, porque constranger Renan por causa dessas pequenezas é uma forma de evitar que cafeteiras ligadas desencadeiem brigas de esse-apartamento-poderia-ter-ido-pelos-ares-mas-não-foi-mas-poderia-ter-ido em looping infinito. Stories publicado. Uma das respostas que recebi foi da Kelly. Ela me disse “tamo junta irmã, conte comigo sempre” e emendou com um emoji de soquinho.

Eu e Kelly somos meio que irmãs mesmo nesse departamento. A gente construiu um relacionamento incrível baseado em olhares de consternação de uma pra outra, que gritam pra todo mundo ouvir um “eu entendo exatamente o que você tá passando agora, guria”. Flávio e Renan são tão parecidos nessa forma livre – e há uma infinidade de outros adjetivos que cabem aqui, vamos ponderar – de levar a vida que às vezes acho que, se eu não tivesse visto os dois juntos no mesmo ambiente tantas vezes, eu teria certeza que são a mesma pessoa.

Kelly, Flávio, Marta e Renan cercados de amigos que não se cansam e não mais se surpreendem com as peripécias desses maridos.

Contei essa história toda como conto várias das histórias que tenho porque sou casada com o Renan. Histórias que Kelly com certeza tem também, porque é casada com o Flávio. Que todo mundo que é casado com outra pessoa tem porque é casado com outra pessoa. É perigoso, óbvio, deixar a cafeteira ligada num apartamento vazio por doze horas. Deve ser uma conversa séria, essa de desligar a cafeteira. Mas também pode ser leve. Pode virar uma história pra você contar no almoço, num textão (ou em dois, né?).

Esses dias, depois de dividir mais uma dessas histórias, eu ouvi de uma pessoa que ela gostava desse meu jeito de contar as coisas do casamento. “Parece que você fala a verdade sobre como é casar, sabe? Não é historinha de conto de fadas”. Fiquei pensando nisso. Não sei se tá certo. Nem se tá errado. Só sei que é assim que é, na maior parte do tempo, a minha vida depois do sim. As coisas têm mais de uma perspectiva, sabe? Você pode brigar com a pessoa que esqueceu a cafeteira ligada ou você pode fazer um vídeo comemorando que, apesar disso, o apartamento sobreviveu mais um dia. Pode fazer as duas coisas. Ou pode não fazer nada. Não tem só um caminho. Nem há, no fim das contas, resposta certa ou errada. As coisas só são. Só estão sendo.

É por isso que acho, com sinceridade, que se você quiser casar, você deve casar. É uma experiência em construção, esse tal de casamento, porque te dá muitas possibilidades de encarar as mesmas coisas de formas diferentes. Sim, também se ganha essa experiência com uma série de outros relacionamentos, sem dúvidas.

Mas meu ponto é – e sempre foi – o de que não tem casamento perfeito, mesmo quando tem casamento perfeito. E é isso que é incrível.

vida a doisvida de casado
Share

Depois do sim

Marta Savi
Marta gosta de escrever, mas tem dificuldade em fazer pequenos perfis de si mesma. Se pudesse votar em 1993, teria votado no Rei. É advogada, historiadora e mestra em (História do) Direito. Tem paixão por caixinhas. É autora de um blog em que fala sobre sua ansiedade generalizada – o ansiosa.blog.

You might also like

Casei e não tenho casa!
outubro 22, 2018
Mestres, com carinho
março 1, 2018
Crimes (quase) perfeitos
setembro 28, 2017

Leave A Reply


Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de semana mais feliz. Quer uma flor que faz a gente lembrar mais da infância do que o dente de leão? 
O sol faz brilhar nossa flor. 
A peça e seus detalhes estão na lojinha. CORRE LÁ CONFERIR 🤩

#bordadosdecorativos #decordeparede #colecaosolar #bodadoamao #fotobordada
    ✨Detalhes✨ #fotobordada #bordado #bordadolivr ✨Detalhes✨

#fotobordada #bordado #bordadolivre #decoraçaoafetiva #decoração #handmade
    A gente tem planejado uma coleção inteira em hom A gente tem planejado uma coleção inteira em homenagem às sufragistas, mas resolvemos postar esta peça hoje porque, apesar da nossa luta contra o patriarcado ser diária, sabemos a importância histórica do dia 8 de março. 

🚴‍♀️ Pra quem não conhece, o movimento sufragista nasceu para organizar a luta das mulheres pelo seu direito ao sufrágio (voto) e aconteceu em diversos países entre o fim do século XIX e o início do XX. Além disso, também representa a primeira onda do feminismo devido a luta histórica pela igualdade de gênero. A bicicleta foi um meio de transporte fundamental para que as sufragistas pudessem se reunir e se organizar neste período. Lilás e verde são as cores desse movimento.

📸 A foto deste bordado foi feita pela kellygequelim em 2015, nas ruas de Buenos Aires, e nos fez recordar da importância das sufragistas e suas bicicletas para nos tornarmos as mulheres que somos hoje. 

❌ Como a coleção ainda não está pronta, você não vai encontrar este bordado mega exclusivo no site, então se você tiver interesse em adquirir esta peça única manda DM aqui pra gente. No verso do bordado vai um resuminho desse movimento 💜

#shesaidart #fotobordada #8demarço #sufragistas #diainternacionaldamulher #juntassomosmaisfortes #decorafetiva #decoraçãocomafeto #decorcomhistoria
    Os bastidores dos bastidores 🤣 Um pedaço da no Os bastidores dos bastidores 🤣
Um pedaço da nossa montagem, quando a parte de bordado já está pronta e iniciamos a finalização. Aí vem o corte de sobra do tecido, acabamento, o cuidado para contar a história de cada peça. 
Esperamos que quando você receba sua peça, sinta nesses detalhes todo o carinho que foi investido ali. 
Esse é nosso jeitinho de compartilhar nossa paixão com vocês. 

#decoração #decoraçaoafetiva #decoracaodeparede #bordadosamao #fotobordada #compredequemfazcomamor
    No verso, cada peça carrega um pouco da sua próp No verso, cada peça carrega um pouco da sua própria história até aqui. 

#shesaidart #bordado #fotobordada #desingdeinteriores #designafetivo #decoração #decoracaoafetiva #decora #paredesdecoradas #paredesquecontamhistórias #decorcomsignificado
    Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos m Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos momentos de felicidade, são eles que fazem a vida valer a pena. 

#detalhesqueencantam #bordadofeitoamao #fotobordada #decorafetiva #decor #decoracao
    Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto que foi feito a quatro mãos pela annedalponte e kellygequelim para a Ketlin e o Gustavo. Já pensou transformar um momento importante da sua história em uma decoração que vai encher seu lar de afeto e memória? Manda uma dm pra gente 😉

#fotobordada #bordado #decor #homedecor #quadrosdeparede #decorandocasa #decorandoapto #decorafetiva #paredesquecontamhistorias #artesanato
    Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto ho Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto hoje hein. E se você está em Maceió e assistiu esse espetáculo, você é privilegiado SIM!!!
Mas você que está aqui neste feed pode ter em casa essa lindeza de 26 cm, bordada em fundo preto que realça todo brilho desse sol maravilhoso! 
Veja nas fotos seguintes o bastidor destacado na parede. A kellygequelim quase deixou pendurado permanentemente na casa dela! 🤣

#bordadolivre #bordadospersonalizados #bordadoembastidor #artesanatocriativo #fotobordadaamao
    Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um te Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um tecido no bastidor ela ganhou um Sol e assim nasceu a Coleção Solar. Clica no link da bio e vem conhecer todas essas peças exclusivas que vão levar luz, arte e afeto para as paredes da sua casa. 

#shesaidart #fotobordada #decorandoacasa #decorandocomamor #decorafetiva #bordadolivre #decoraçãodeinteriores
    Acesse nosso Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

    Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

  • Facebook Pagelike Widget
  • Posts recentes

    • 6 canais para seguir na quarentena
    • O Vórtice. O Fim.
    • Home wedding
    • We are back!
    • 5 dicas de como escolher a aliança de casamento



© Todos os direitos reservados.