• Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
Storytelling
novembro 30, 2017

No começo da semana, passei na casa dos meus pais pra buscar algumas encomendas. Minha mãe tava vendo novela. Enquanto abria a caixa de livros, comentei com ela que não fazia ideia do que acontecia na TV. Minha vida anda tão louca, mãe, que não sei nem o nome dessa novela. Ela me explicou em duas frases a história toda. Um amor impossível, um casal de classes sociais diferentes numa novela de época. Filhos perdidos, desencontros, armações pra separar quem o destino se encarregou de unir.

Eu gosto de novelas. Não sou como a minha avó, que organizava toda sua rotina em torno das novelas que acompanhava, mas gosto. Sou telespectadora de primeiros e últimos capítulos, mas gosto de saber que tipo de história contam, quem são os protagonistas e quais os temas principais.

E compreendi a trama inteira nas frases da minha mãe. Todo mundo entende a linguagem da novela. Ainda que tenha alguma variação, a história não muda muito. É por isso que, ao mesmo tempo, se fala tanto em crise da teledramaturgia e ela continua dominando a grade da programação da TV aberta.

E aí fiquei pensando nisso.

Amanhã é aniversário de casamento dos meus pais. Vai ser o quadragésimo quinto aniversário deles. Quarenta e cinco anos casados. Algumas pessoas realmente passam suas vidas inteiras juntas, disse Anna Scott (Julia Roberts) pra Will Thacker (Hugh Grant), naquela cena maravilhosa no jardim de Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill, 1999).

Esse filme, aliás, é meu filme favorito de todos os tempos. Mas ele tem o mesmo ponto de final de tantos outros filmes, livros e novelas. Acaba quando são superados os pontos que impediam a felicidade e o romance finalmente começa. É engraçado, isso. Não costuma ser a história de quem passa uma vida inteira juntos que a gente vai ver na TV ou no cinema.

De modo geral, a ficção é responsável por alimentar em nós algumas perspectivas meio ilusórias de quando as coisas começam.

E a gente vai meio que convivendo com essas ideias durante a nossa vida, né? Vai colocando uns marcos – quando acabar o colégio, depois da formatura, quando tivermos sucesso na carreira, no dia do casamento, depois dos filhos. Tudo pra frente. Pra depois. Como se só pudéssemos viver uma cena depois da outra. A ordem infalível dos planos sequenciais da nossa vida.

As histórias das novelas e dos filmes como Um Lugar Chamado Notting Hill são lineares, construídas em um crescente de começo, meio, fim. Têm roteiro. Fazem sentido, lá, na ficção. Mas a vida aqui, no mundo, não costuma ser assim, ensaiadinha. A vida tá aí, acontecendo. Sendo uma bagunça, colocando uma coisa antes da outra ou, de maneira mais regular, uma coisa e outra acontecendo ao mesmo tempo. Testando nossas visões únicas, colocando em dúvida nosso storytelling. De todos os jeitos possíveis.

E aí, com isso tudo na cabeça, da novela ao aniversário de casamento dos meus pais, eu olho pras minhas manhãs.

Eu sou uma daquelas pessoas meio insuportáveis, sabe? Já sou avessa a muita socialização normalmente, antes do primeiro café, então, sério. Quando morava na casa dos meus pais, comumente minha mãe me mandava ir pra frente do espelho, olhar bem pra Marta no reflexo e dar bom dia pra ela, sorrindo – vê se isso é coisa que se faça com a pessoa.

Renan, por outro lado, ouve hip-hop. Assim, logo cedo. Num volume exageradamente alto pra essas horas. Cada música deve durar um cinco minutos, mas, juro, parece uns três meses. E é pior quando ele está aprendendo a letra – não sei como ele consegue – porque aí ele ouve só aquela música durante toda a rotina matinal.

À noite, somos pessoas absolutamente diferentes. Parece que invertemos os papeis. É meu melhor horário, faço mil coisas ao mesmo tempo. Ele desliga. Dez e meia, quando muito, ele para de interagir com o mundo. Nos finais de semana, conseguimos fazer com que a bateria dure por mais uma ou duas horas, mas, invariavelmente, ele entra em modo não perturbe.

E nós estamos aí, dividindo da vida. Casamos cedo. Ainda não tínhamos uma carreira estabelecida, um plano perfeito em andamento, com tudo roteirizado. Decidimos casar não porque estávamos absolutamente prontos pra isso – não estávamos, ninguém está. Decidimos porque não queríamos esperar carreiras estabelecidas, salários suficientemente altos, a condição financeira de pagar todos os boletos todos os meses sem precisar fazer malabares com as contas. Esse momento perfeito pode não chegar nunca.

É preciso optar. E nós optamos. E estamos aí, sem os altos salários, com malabares no final do mês, com hip-hop nas manhãs. E com a ideia de, daqui uns muitos anos, comemorar também quarenta e cinco anos de casamento, como meus pais vão comemorar amanhã.

Provavelmente não vai ter uma história disso aí que a gente vive todo dia num filme, numa novela, num livro. É por isso que a ficção tá sempre correndo atrás da realidade, não o contrário.

Share

Depois do sim  / Lifestyle

Marta Savi
Marta gosta de escrever, mas tem dificuldade em fazer pequenos perfis de si mesma. Se pudesse votar em 1993, teria votado no Rei. É advogada, historiadora e mestra em (História do) Direito. Tem paixão por caixinhas. É autora de um blog em que fala sobre sua ansiedade generalizada – o ansiosa.blog.

Comment


Mariana
November 30, 2017 at 10:01 pm
Reply

Lindamente linda!



Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de semana mais feliz. Quer uma flor que faz a gente lembrar mais da infância do que o dente de leão? 
O sol faz brilhar nossa flor. 
A peça e seus detalhes estão na lojinha. CORRE LÁ CONFERIR 🤩

#bordadosdecorativos #decordeparede #colecaosolar #bodadoamao #fotobordada
    ✨Detalhes✨ #fotobordada #bordado #bordadolivr ✨Detalhes✨

#fotobordada #bordado #bordadolivre #decoraçaoafetiva #decoração #handmade
    A gente tem planejado uma coleção inteira em hom A gente tem planejado uma coleção inteira em homenagem às sufragistas, mas resolvemos postar esta peça hoje porque, apesar da nossa luta contra o patriarcado ser diária, sabemos a importância histórica do dia 8 de março. 

🚴‍♀️ Pra quem não conhece, o movimento sufragista nasceu para organizar a luta das mulheres pelo seu direito ao sufrágio (voto) e aconteceu em diversos países entre o fim do século XIX e o início do XX. Além disso, também representa a primeira onda do feminismo devido a luta histórica pela igualdade de gênero. A bicicleta foi um meio de transporte fundamental para que as sufragistas pudessem se reunir e se organizar neste período. Lilás e verde são as cores desse movimento.

📸 A foto deste bordado foi feita pela kellygequelim em 2015, nas ruas de Buenos Aires, e nos fez recordar da importância das sufragistas e suas bicicletas para nos tornarmos as mulheres que somos hoje. 

❌ Como a coleção ainda não está pronta, você não vai encontrar este bordado mega exclusivo no site, então se você tiver interesse em adquirir esta peça única manda DM aqui pra gente. No verso do bordado vai um resuminho desse movimento 💜

#shesaidart #fotobordada #8demarço #sufragistas #diainternacionaldamulher #juntassomosmaisfortes #decorafetiva #decoraçãocomafeto #decorcomhistoria
    Os bastidores dos bastidores 🤣 Um pedaço da no Os bastidores dos bastidores 🤣
Um pedaço da nossa montagem, quando a parte de bordado já está pronta e iniciamos a finalização. Aí vem o corte de sobra do tecido, acabamento, o cuidado para contar a história de cada peça. 
Esperamos que quando você receba sua peça, sinta nesses detalhes todo o carinho que foi investido ali. 
Esse é nosso jeitinho de compartilhar nossa paixão com vocês. 

#decoração #decoraçaoafetiva #decoracaodeparede #bordadosamao #fotobordada #compredequemfazcomamor
    No verso, cada peça carrega um pouco da sua próp No verso, cada peça carrega um pouco da sua própria história até aqui. 

#shesaidart #bordado #fotobordada #desingdeinteriores #designafetivo #decoração #decoracaoafetiva #decora #paredesdecoradas #paredesquecontamhistórias #decorcomsignificado
    Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos m Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos momentos de felicidade, são eles que fazem a vida valer a pena. 

#detalhesqueencantam #bordadofeitoamao #fotobordada #decorafetiva #decor #decoracao
    Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto que foi feito a quatro mãos pela annedalponte e kellygequelim para a Ketlin e o Gustavo. Já pensou transformar um momento importante da sua história em uma decoração que vai encher seu lar de afeto e memória? Manda uma dm pra gente 😉

#fotobordada #bordado #decor #homedecor #quadrosdeparede #decorandocasa #decorandoapto #decorafetiva #paredesquecontamhistorias #artesanato
    Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto ho Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto hoje hein. E se você está em Maceió e assistiu esse espetáculo, você é privilegiado SIM!!!
Mas você que está aqui neste feed pode ter em casa essa lindeza de 26 cm, bordada em fundo preto que realça todo brilho desse sol maravilhoso! 
Veja nas fotos seguintes o bastidor destacado na parede. A kellygequelim quase deixou pendurado permanentemente na casa dela! 🤣

#bordadolivre #bordadospersonalizados #bordadoembastidor #artesanatocriativo #fotobordadaamao
    Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um te Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um tecido no bastidor ela ganhou um Sol e assim nasceu a Coleção Solar. Clica no link da bio e vem conhecer todas essas peças exclusivas que vão levar luz, arte e afeto para as paredes da sua casa. 

#shesaidart #fotobordada #decorandoacasa #decorandocomamor #decorafetiva #bordadolivre #decoraçãodeinteriores
    Acesse nosso Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

    Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

  • Facebook Pagelike Widget
  • Posts recentes

    • 6 canais para seguir na quarentena
    • O Vórtice. O Fim.
    • Home wedding
    • We are back!
    • 5 dicas de como escolher a aliança de casamento



© Todos os direitos reservados.