• Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
Mestres, com carinho
março 1, 2018

Há algumas semanas, virei mestra. Renan será mestre no início do próximo mês.

E esse era o último lugar em que eu poderia imaginar falar desse mestrado, porque não é a proposta usar o espaço que tenho aqui para dar vazão ao relacionamento complicado e cheio de traumas que tenho com a academia – e já tem um caminhão de textão sobre isso lá no ansiosa.

Mas como eu e Renan encaramos juntos essa fase de calvário científico, o mestrado virou parte da nossa vida, entrou na nossa rotina e no nosso casamento. E quando decidimos que iríamos fazer isso ao mesmo tempo, não tínhamos como imaginar o quão difíceis seriam aqueles próximos dois anos.

Não há exatamente um consenso – nunca há – mas dizem que o mestrado é a fase mais tensa da vida de um pesquisador. Considerando minha experiência empírica, tendo a concordar com essa afirmação.

Eu sempre defendi a ideia de que o exercício acadêmico é um trabalho solitário. Você precisa se fechar nas suas leituras, nas suas reflexões e no seu universo de pensamentos para conseguir produzir. É da natureza do trabalho ser introspectivo, silencioso e feito em grupos de um.

E há toda uma vida da qual se precisa abrir mão em prol dos compromissos acadêmicos assumidos.

É um trabalho solitário, mas mais que isso: causa solidão. Parece que eu disse a mesma coisa, mas não. Causar solidão é um pouco mais complexo do que ser um exercício solitário.

Entre artigos, seminários, congressos e as intermináveis discussões que eu e Renan vivenciamos, não tivemos tempo de respirar. Mais de uma vez precisamos combinar horários e pautas para otimizar nosso pouco tempo, quase afogados na quantidade de coisas que cada um precisava dar conta antes do fim do próximo semestre.

No meio do caminho, largamos muitas práticas. Largamos hábitos, livros, seriados e até algumas pessoas. Nada disso foi realmente planejado. Quando você é mestrando, vai basicamente tentando fazer malabares com sua vida para encaixar tudo que precisa ser feito no pouco tempo que tem disponível para fazer. E pouca coisa sai ilesa desse processo.

E a maioria das pessoas que não compartilha a experiência e permanece na vida de um mestrando chega até o nível de conceder a ele o benefício da dúvida. As pessoas tentam te compreender, mas via de regra não conseguem vivenciar essa experiência da forma como você vivencia. É desolador. E solitário.

É por isso que quando eu e Renan decidimos que iríamos fazer mestrado ao mesmo tempo, não tínhamos como imaginar o quão fundamental seria essa decisão conjunta.

Porque por mais solitária que seja sua vida na academia, quando você tem a possibilidade de dividir, em casa, essas (nem tão) pequenas agonias, as coisas se tornam um pouco menos difíceis. Quando você pode chegar em casa e, na mesa do jantar, reclamar um pouco sobre como o orientador deixou de ler e/ou leu demais seu primeiro capítulo e encontrar, no seu ouvinte, um “eu sei, comigo também tá sendo assim”, as coisas se tornam um pouco menos difíceis.

E tornar as coisas um pouco menos difíceis é, talvez, um dos segredos de dividir a vida.

Eu e Renan somos de áreas muito diferentes e, em muitos momentos, não conseguimos compreender a pesquisa um do outro. Mas, apesar disso, conseguimos nos enxergar. Demos um ao outro um tipo de suporte que, sozinhos – como a academia quer que a gente se sinta –, não teríamos. Entendemos, juntos, o incomodo sentimento de solidão que dividíamos.

E, quando você divide a solidão, já não está mais sozinho.

Que sorte.

dia a diarelacionamentovida de casado
Share

Depois do sim

Marta Savi
Marta gosta de escrever, mas tem dificuldade em fazer pequenos perfis de si mesma. Se pudesse votar em 1993, teria votado no Rei. É advogada, historiadora e mestra em (História do) Direito. Tem paixão por caixinhas. É autora de um blog em que fala sobre sua ansiedade generalizada – o ansiosa.blog.

You might also like

O Vórtice. O Fim.
junho 12, 2020
Casei e não tenho casa!
outubro 22, 2018
Tinder não é de todo mal
julho 31, 2018

Leave A Reply


Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de semana mais feliz. Quer uma flor que faz a gente lembrar mais da infância do que o dente de leão? 
O sol faz brilhar nossa flor. 
A peça e seus detalhes estão na lojinha. CORRE LÁ CONFERIR 🤩

#bordadosdecorativos #decordeparede #colecaosolar #bodadoamao #fotobordada
    ✨Detalhes✨ #fotobordada #bordado #bordadolivr ✨Detalhes✨

#fotobordada #bordado #bordadolivre #decoraçaoafetiva #decoração #handmade
    A gente tem planejado uma coleção inteira em hom A gente tem planejado uma coleção inteira em homenagem às sufragistas, mas resolvemos postar esta peça hoje porque, apesar da nossa luta contra o patriarcado ser diária, sabemos a importância histórica do dia 8 de março. 

🚴‍♀️ Pra quem não conhece, o movimento sufragista nasceu para organizar a luta das mulheres pelo seu direito ao sufrágio (voto) e aconteceu em diversos países entre o fim do século XIX e o início do XX. Além disso, também representa a primeira onda do feminismo devido a luta histórica pela igualdade de gênero. A bicicleta foi um meio de transporte fundamental para que as sufragistas pudessem se reunir e se organizar neste período. Lilás e verde são as cores desse movimento.

📸 A foto deste bordado foi feita pela kellygequelim em 2015, nas ruas de Buenos Aires, e nos fez recordar da importância das sufragistas e suas bicicletas para nos tornarmos as mulheres que somos hoje. 

❌ Como a coleção ainda não está pronta, você não vai encontrar este bordado mega exclusivo no site, então se você tiver interesse em adquirir esta peça única manda DM aqui pra gente. No verso do bordado vai um resuminho desse movimento 💜

#shesaidart #fotobordada #8demarço #sufragistas #diainternacionaldamulher #juntassomosmaisfortes #decorafetiva #decoraçãocomafeto #decorcomhistoria
    Os bastidores dos bastidores 🤣 Um pedaço da no Os bastidores dos bastidores 🤣
Um pedaço da nossa montagem, quando a parte de bordado já está pronta e iniciamos a finalização. Aí vem o corte de sobra do tecido, acabamento, o cuidado para contar a história de cada peça. 
Esperamos que quando você receba sua peça, sinta nesses detalhes todo o carinho que foi investido ali. 
Esse é nosso jeitinho de compartilhar nossa paixão com vocês. 

#decoração #decoraçaoafetiva #decoracaodeparede #bordadosamao #fotobordada #compredequemfazcomamor
    No verso, cada peça carrega um pouco da sua próp No verso, cada peça carrega um pouco da sua própria história até aqui. 

#shesaidart #bordado #fotobordada #desingdeinteriores #designafetivo #decoração #decoracaoafetiva #decora #paredesdecoradas #paredesquecontamhistórias #decorcomsignificado
    Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos m Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos momentos de felicidade, são eles que fazem a vida valer a pena. 

#detalhesqueencantam #bordadofeitoamao #fotobordada #decorafetiva #decor #decoracao
    Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto que foi feito a quatro mãos pela annedalponte e kellygequelim para a Ketlin e o Gustavo. Já pensou transformar um momento importante da sua história em uma decoração que vai encher seu lar de afeto e memória? Manda uma dm pra gente 😉

#fotobordada #bordado #decor #homedecor #quadrosdeparede #decorandocasa #decorandoapto #decorafetiva #paredesquecontamhistorias #artesanato
    Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto ho Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto hoje hein. E se você está em Maceió e assistiu esse espetáculo, você é privilegiado SIM!!!
Mas você que está aqui neste feed pode ter em casa essa lindeza de 26 cm, bordada em fundo preto que realça todo brilho desse sol maravilhoso! 
Veja nas fotos seguintes o bastidor destacado na parede. A kellygequelim quase deixou pendurado permanentemente na casa dela! 🤣

#bordadolivre #bordadospersonalizados #bordadoembastidor #artesanatocriativo #fotobordadaamao
    Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um te Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um tecido no bastidor ela ganhou um Sol e assim nasceu a Coleção Solar. Clica no link da bio e vem conhecer todas essas peças exclusivas que vão levar luz, arte e afeto para as paredes da sua casa. 

#shesaidart #fotobordada #decorandoacasa #decorandocomamor #decorafetiva #bordadolivre #decoraçãodeinteriores
    Acesse nosso Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

    Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

  • Facebook Pagelike Widget
  • Posts recentes

    • 6 canais para seguir na quarentena
    • O Vórtice. O Fim.
    • Home wedding
    • We are back!
    • 5 dicas de como escolher a aliança de casamento



© Todos os direitos reservados.