Sim, é verdade, eu me atrasei no post desta semana e pior, estou fugindo do tema previamente escolhido. Mas este tema foi recorrente na vida esta semana e achei que seria mais legal escrever sobre ele.
O tema escolhido para esta semana vai ficar para a próxima porque falar de bolo de casamento é mais complicado do que parece.
A tradição do bolo
Segundo a história, o bolo de casamento surgiu no antigo Egito e foi aperfeiçoado na Grécia, onde ganhou o nome de bolo (por ter o formato redondo, como de uma bola). No começo o bolo representava a prosperidade e era quebrado na cabeça da noiva assegurando que o novo casal seria próspero e que quem pegasse as migalhas espalhadas após a quebra também teria esta sorte. Já na Idade Média os noivos é que ganhavam dos convidados vários bolos pequenos como presente, estes eram empilhados uns sobre os outros (o que depois veio a originar o bolo em camadas) e os noivos tinham que se beijar sobre a pilha de bolos sem deixá-los cair, garantindo assim sorte ao casal. A tradição do corte veio com o significado do casal dividir a vida com a comunidade (dividindo o bolo também). A camada de baixo, que é maior e sustenta o bolo, simboliza a família, a do meio representa os noivos como casal e as camadas superiores são os filhos desta união. O bolo ainda tem significado nos dias atuais, o habitual de três camadas simboliza compromisso, casamento e eternidade. E o corte do bolo juntos vem garantir também a fertilidade e a noiva deve comer o primeiro pedaço.
Da Roma antiga vem a tradição de que todos os convidados devem provar o bolo, para garantir a sua prosperidade já que é este o simbolismo maior que gira em torno do bolo de casamento.
Garanto que você que está lendo este post não sabia de metade destes significados, a não ser que já tenha pesquisado sobre este assunto antes. Hoje o bolo é deixado de lado por vários casais e o que sempre escuto é a seguinte frase: mas ninguém come bolo no casamento. Minha resposta é sempre a mesma: faz tempo que não sobra bolo nas festas que organizo.
O lugar do bolo nos casamentos atuais
Notem que a mesa de doces é hoje uma das coisas mais esperadas da festa. Todo mundo dá uma passadinha para admirar e os doces parecem até jóias de tão lindos.
Gosto muito do bolo na mesa junto com os doces, faz bastante sentido, já que aquele é um ambiente montado para receber o bolo. Mas é claro que quando os noivos querem dar uma atenção especial para o momento do corte do bolo eu recomendo que tenhamos uma mesa especial para o bolo. Caso o bolo tenha mais de três andares, recomendo que usemos um bolo falso.
Com certeza a confeitaria passou por grandes modificações nos últimos anos, falando em produtos e tecnologia. Estes novos produtos dão aos confeiteiros maior liberdade na criação, sem perder sabor e ainda com maior qualidade e por este motivo defendo muito os bolos verdadeiros, acho um dos melhores investimentos do casamento, afinal são infinitas as possibilidades de fotos com o bolo e, além da beleza, também há os sabores.
Dicas para escolher seu bolo
- Se vocês são desses casais que pensam que essa magia do bolo não existe mais, é sempre bom pesquisar o gosto geral dos convidados. Dar um google também em bolos de casamentos e ver se existe um modelo que combina mais com vocês é uma ótima estratégia.
- Para escolher os sabores, indico sempre aquele bolo da infância sabe, que traz as memórias de dias felizes a tona e pode servir de referência para o bolo de casamento. Não esqueçam de pedir uma prova, a mistura de sabores inusitados pode dar muito certo.
- Procurar misturar sempre algo doce nos recheios, como por exemplo brigadeiro, creme trufado, baba de moça, com algo natural, uma noz ou coisa do tipo ou ainda uma fruta, uma geléia. Peça sempre indicação para sua doceira.
- Sobre a massa, ela pode ser branca, preta ou o tradicional red velvet, que tem massa vermelha, o importante é o gosto e personalidade do casal aparecer também neste item do casamento.
- Se achar um bolo lindo, guarde a referência para mais tarde. Mesmo que você esteja arquivando bolos muito diferentes entre si a cake designer pode criar um bolo único e especial para vocês de acordo com as suas referências.
- Os valores dos bolos são calculados de acordo com o quilo e os insumos que vão fazer parte deste bolo. Giram em média de R$58,00 a R$150,00 (especificamente em Curitiba), mas friso que estamos falando de valores médios e valor por quilo. Isto sempre vai variar de fornecedor para fornecedor, insumos utilizados, acabamentos e logística para entrega.
- Para calcular a quantidade use sempre a média de 100 gramas por pessoa, quem come compensa quem não come. Mas eu sempre peço um quilo a mais para garantir. Se vocês já sabem que os convidados não são muito chegados neste item podem fazer a média para baixo e montar a mesa de doces com 8 unidades por pessoa garantindo assim que não falte este pedaço doce do casamento (as quantidades dos doces podem variar de acordo com o tempo da festa).
- Na possibilidade de nenhum integrante do casal realmente gostar de bolo, sugiro uma mesa mais farta de doces ou ainda a inclusão de sobremesa no menu, isso corta bastante a vontade dos convidados de comer bolo.
- Levem em consideração o estilo do casamento, se é rústico, clássico, elegante e façam com que o bolo siga o estilo que definiram.
Apesar de todas as escolhas que os noivos precisam fazer do casamento, o principal é que se divirtam no caminho.
Leave A Reply