AHHHH, pensavam que era só a noiva que tinha direito a brilhar no dia do casamento? Pois este dia também é do noivo. Ok que nem todo noivo sonhou com isso desde criança, como muitas meninas sonham, mas hoje percebo muito mais o envolvimento dos noivos em todos os detalhes do casamento do que quando comecei.
Então, com esta movimentação toda de noivos participativos, acho mais do justo termos muitas opções na hora de escolher os detalhes que farão parte da roupa dos noivos.
Outfit casamento
Como o formato do casamento mudou bastante e hoje podemos inovar no local de cerimônia e festa as roupas também seguem desta forma, tudo é aceito, desde ternos, coletes, blazers e roupas de linho. Basta só ver o que combina mais com o clima do local escolhido. Podem ser comprados, feitos por alfaiate, locados, importante é que estejam no tamanho certo e se adaptem perfeitamente à ideia do casamento, dando o tom formal ou informal que os noivos imaginaram para sua celebração.
Muitas vezes a opção é contratar um alfaiate para fazer a roupa. Vale a pena o investimento se for aquele terno de corte atemporal, que poderá ser usado em diversas ocasiões.
Gravata
A gravata pode mudar completamente um look. Ela faz com que a imagem passe de casual para formal, acredite a gravata tem um poder enorme. Aposte nela para inovar, para se manter elegante e além trabalhar com os formatos (slim, borboleta…) é possível brincar com diferentes tipos de nós. Outra possibilidade é trabalhar com texturas diferentes dentro da roupa, como por exemplo a gravata de veludo na foto abaixo ou um tecido com listras e estampas.
Coletes
Tenho noivos completamente malucos pelo colete. Esta peça é super importante para o pós cerimônia, onde provavelmente o noivo vai tirar o paletó e pode ficar mais a vontade. O colete já ganhou seu espaço em cerimônias mais casuais, ou locais onde a temperatura é mais alta. Ainda é possível o uso de colete com estampa para quando a festa começar, saindo do tradicional e vindo com mais alegria para a hora da dança.
Lapelas
A flor da lapela serve para diferenciar os pais, padrinhos e noivos dos demais convidados. Seguindo esta linha de pensamento a lapela do noivo pode/deve ser bem diferente das demais. Esta diferença aparece no tamanho, cores ou mesmo modelo da lapela. A lapela não é um item obrigatório, mas enriquece a produção.
O certo da lapela pela tradição, é que seu par a escolha e assim toda vez que você olhar para as flores antes de chegar no altar vai lembrar de quem está vindo viver esta aventura com você.
A flor deve ficar exatamente na lapela do lado esquerdo, nunca colocada no bolso, onde é o lugar do lenço. O lenço também não é obrigatório, mas é um charme, não precisa combinar com a gravata, mas deve combinar com a produção toda. Regras gerais para uso da lapela é que não deve ser usada com o lenço e vice versa, pois é muita informação numa só área da roupa. Mas a gravata pode ser usada tanto com um adereço quanto com outro. Cuidados também com o tamanho da lapela são importantes para não ficar over, se o nó da gravata for especial ou duplo, devemos escolher uma lapela simples e com poucos detalhes na composição floral. O ideal é que o mini arranjo tenha 5cm de altura e 3 de largura no máximo, para ficar certinha dentro da lapela do paletó.
O mais importante de todo este processo da escolha do terno, tipo de gravata, modelo de sapato é: como você quer estar no dia do seu casamento?
O look faz parte da sua individualidade e vai fazer você se sentir bem no seu dia. Mas o objetivo final de todo este planejamento é curtir a festa com a pessoa que completa sua vida, dar risada com amigos queridos e compartilhar momentos especiais com a família. O dia é muito seu, então escolha peças que vão te deixar a vontade para aproveitar todos os momentos com conforto e alegria.
Leave A Reply