Basicamente, meu dia a dia dentro do planejamento de um evento é: indicar fornecedores.
(Tá, não é só isso, se fosse só isso seria tudo muito fácil).
Quando falo de indicar fornecedores ou até escolher os fornecedores para o casamento parece muito simples, mas não é e quem é noiva sabe disso. Se tem uma coisa difícil no casamento é escolher quem vai prestar os serviços.
Quando os bens são consumíveis e passíveis de prova, tipo doces e vestido, é mais fácil escolher, mas quando é um serviço como cerimonial ou decoração, que vocês só vão ver mesmo no dia (ou no decorrer do processo), aí fica mais complicado. Então aqui vão algumas dicas para escolha de fornecedores do seu casamento:
Cerimonialista (começando por aqui, porque deve ser um dos primeiros serviços contratados):
- Veja referências de fotos de trabalhos já realizados, não adianta escolher alguém que tem vários casamentos clássicos, se a referência para o seu casamento é rústico, por exemplo. Apesar dos produtores poderem realizar qualquer coisa e trabalharem com vários fornecedores diferentes fica mais fácil quando o fornecedor é especializado naquele tipo de produção.
- Tenha uma reunião com este profissional. Sinta se esta é uma pessoa que você vai querer ao seu lado durante todo o planejamento do seu evento e principalmente no dia do seu casamento.
- Saiba quanto de experiência este profissional tem na área, aqui vale lembrar que quanto mais eventos no currículo, menor probabilidade de deixar pontas soltas este profissional tem.
Papelaria
- Veja vários modelos produzidos pelo local, tipo de papel usado e se a gramatura não é muito baixa e se for se isso é uma coisa que te incomoda. (Como escolher seu convite de casamento).
- Questione sempre quais os prazos de entrega para cada material e só siga em frente se o local te mandar um briefing bem detalhado para começar o trabalho, (isso mostra cuidado do fornecedor em saber o que você quer).
- Antes de fechar contrato com mil itens, veja o que será realmente necessário para o seu casamento ou evento, às vezes o pacote completo de papelaria deixa de ser vantajoso se vocês não vão utilizar todos os itens oferecidos e escolhendo os itens vocês evitam desperdício tanto para o local de produção quanto para o bolso de vocês.
Local
- Um local que seja realmente a cara do casal;
- Se o seu orçamento tem tamanho, veja se o local oferece móveis e se este não será mais um item no qual terão que investir a parte. Outra questão é que todos os custos estejam inclusos no contrato, para que não tenham surpresas perto do casamento com extras;
- Se o local tem um plano B para cerimônia que te deixa feliz.
Fotógrafo
- Busque o estilo de fotos que gosta, tanto na composição de imagem como no tratamento. Não adianta contratar por valor sem ter gostado tanto das fotos, são elas que vão fazer você lembrar daqueles momentos depois que tudo acabar.
- Se identifique com este profissional. Assim como o cerimonialista, você precisa ficar a vontade com esta pessoa, afinal vocês vão passar vários momentos juntos, ensaio, pré wedding e no casamento este profissional estará perto de vocês durante todo o evento.
- Prazos de entrega, afinal, você não quer esperar muito tempo para ver seu casamento registrado.
*Para filmes de casamento valem as mesmas regras.
Serviço de buffet
- Escolha o serviço que você acha que mais combina com o seu casamento: inglesa, coquetel ou buffet e neste caso quais fornecedores podem atender vocês dentro do serviço escolhido.
- Não contrate antes de fazer degustação, esta é uma das contratações mais importantes da sua festa.
- Certifique-se que o tamanho da equipe ofertada pelo buffet é suficiente para atender o seu número de convidados.
- Busque referências de outros clientes que já foram atendimentos por este buffet antes.
Bolo e doces
- Neste item não tem muito segredo: provar é a dica de ouro. Doces bonitos e saborosos vão fazer sucesso sempre.
- O fornecedor tem as peças, oferece a montagem da mesa de doces, tem bolo fake para locação? Estes são diferenciais para se levar em consideração.
- Variedade de sabores tanto nas opções de bolo quanto de doces.
- Brigadeiros são obrigatórios em qualquer festa brasileira.
Som/luz e música
- Sendo DJ ou banda, a empresa que vai fazer o serviço de som e luz precisa ter referências, saber se estão aptos a atender bem seu evento, converse com outras pessoas que já usaram os serviços.
- Usar boas caixas e microfones para o som sair perfeito. Ver os materiais, se estão bem conservados, limpos etc.
- Ter um técnico de som que acompanhe o evento. Isto já deve estar em contrato, o técnico está ali para garantir o perfeito funcionamento de todo o material.
Basicamente, para os principais fornecedores é isso. Vou escrever outro post com dicas de como escolher os demais participantes do seu evento, aqueles que trazem detalhes especiais, tornando o seu casamento uma experiência única, tanto para os noivos como para os convidados.
Uma boa organização, um lugar bonito, uma comida maravilhosa, boa música e a garantia de que todos estes momentos vão ser capturados com sensibilidade e profissionalismo já garantem uma festa maravilhosa e inesquecível.
Enquanto não sai o próximo post, se ficar alguma dúvida, podem perguntar.
😉
Leave A Reply