Neste clima de carnaval, vamos aproveitar para falar de acessórios para noiva e jóias para o casamento. Essas coisas brilhantes e lindas que ajudam a compor o visual da noiva, mas que ainda levantam muitas dúvidas.
Anel de noivado
As noivas que ganharam um anel de noivado ao invés da aliança sempre me questionam em qual mão o anel deve ser usado no dia do casamento, ou até se deve ser usado.
O anel deve ser usado sim, porém na mão direita, para que o dedo da mão esquerda fique livre para receber a aliança de casamento. Depois, no dia a dia, os anéis podem ser usados juntos, porém defendo a ideia de que no dia do casamento, só a aliança deve estar na mão esquerda.
Os brincos da noiva
Para sugerir um estilo de brinco ou seu tamanho é necessário analisar o look todo da noiva: se teremos véu, o tamanho e forma do vestido, se o cabelo estará solto ou preso e quais inspirações o casamento está seguindo. Num casamento mais rústico, que acontece num final de tarde no campo, por exemplo, uma boa ideia seria usar uma pedra colorida, num brinco de tamanho pequeno ou médio ou um brinco só de metal nobre trabalhado.
Já numa festa noite, casamento em igreja, num perfil de noiva tradicional, o que encaixa perfeitamente é o brilho, então diamantes e afins seriam uma boa pedida. Mas como falei ali em cima: não existe uma regra única, é preciso ver o todo e a personalidade da noiva para poder sugerir um brinco que tenha tudo a ver com ela e seu casamento.
Dica para uso: brinco para noiva sempre.
Diadema, tiara ou coroa
Você sonhava em usar uma coroa de princesa quando era criança? Então, seu casamento pode ser o momento perfeito para realizar esse desejo de infância. Vamos às diferenças entre as opções disponíveis para as noivas: a coroa da a volta toda na cabeça e tem uma de suas partes mais alta. Já a diadema seria quase uma coroa, porém todos os seus lados são iguais. A tiara não fecha o círculo completo na cabeça, tendo um de seus lados aberto e o apoio acontece na cabeça e não na testa como é o caso da coroa.
Nos casamentos reais podemos ver o uso da coroa ou diadema sempre acompanhados do colar e brincos pequenos, porém as últimas noivas reais da Inglaterra optaram pelo uso da diadema/tiara sem os demais adereços, somente o brinco.
Gargantilha e colar
Fazendo conjunto com os brincos, os colares são bem aceitos. No caso da noiva escolher um colar mais pesado, de pedras, o ideal é que os brincos sejam pequenos. Complemente então o visual com os cabelos presos ou semi presos, sendo que o pescoço deve estar a mostra para evidenciar a peça escolhida. Ou ainda, escolha a peça para fechar seu visual conforme a escolha do cabelo.
Se a ideia é ter um visual mais leve, a escolha de uma gargantilha de malha fininha se enquadra bem.
As opções de peças são infinitas, o importante é achar seu estilo e que combine também com o estilo do casamento planejado. Vestidos lisos ficam elegantíssimos com o apoio desta jóia.
Um máxi colar também pode fechar o look da noiva mais ousada. Essas peças dão um up instantâneo na composição e certamente vão chamar a atenção para o pescoço da noiva.
Dica para uso: sempre tenha certeza que o colo estará a mostra e o cabelo preso para evidenciar esta peça. Faça o balanço entre esta peça e outras para não pesar demais.
Pulseiras e braceletes
Este é um item que não vemos as noivas usando com frequência mas quando são escolhidos dão todo um charme na produção. Podem ser mais românticos se trabalhados em flor, leves e com brilho para compor o visual da noiva tradicional e mais sólidos para as noivas modernas.
Dica para uso: se escolher usar este item na produção, dispense os demais itens.(menos o brinco)
Peças diferentonas
Mostramos ali em cima referências mais tradicionais, mas nada impede a senhorita de usar essas dicas aplicadas às suas peças preferidas. Lembre sempre de ornar as peças com o formato do vestido, seja fiel ao seu estilo e escolha peças que vão te deixar confortável no dia do casamento.
Pérolas
Apesar de ser um clássico, sempre ouvi das minhas tias (ambas trabalharam com jóias a vida inteira) que pérolas no dia do casamento traziam lágrimas. Pesquisando, descobri que o mito existe por causa da formação da pérola. Sabemos que para que se forme a pérola um cisco deve entrar na ostra e esta se defendendo do corpo estranho forma a pérola. Se fosse um corpo estranho dentro de nosso organismo poderia fazer também mal ao corpo e a mesma analogia é usada no casamento, um cisco seria como uma pedra no caminho.
Se você for supersticiosa já sabe, nada de pérolas. Mas se levar em consideração que as pérolas são elegantíssimas e atemporais pode usar sem medo, ainda mais se forem verdadeiras.
O importante das escolhas das peças é seguir seu estilo, experimentar as peças com a composição vestido, cabelo, make juntos para ver se o resultado é aquele que você sempre sonhou e o mais importante desta preparação toda é: curta seu dia, porque ele é único.
Leave A Reply