A lista de convidados do casamento normalmente gera estresse e rende algumas brigas feias. Seja porque os pais querem convidar fulano e beltrano, porque os noivos querem casar num local que não comporta o número de convidados ou ainda porque precisam se manter dentro do orçamento e a lista está enooooooorme.
Vamos passar item por item do que é importante para montar a sua lista. Não dá para esquecer que qualquer evento é feito e planejado em cima do número de convidados que vai receber, já falamos aqui neste post sobre, então a lista não é só um detalhe, é aqui que iniciamos o casamento.
- Nada dos noivos fazerem a lista separados
Casamento é para juntar a vida, o dia a dia, então, não é nesta hora que vocês vão separar os convidados do noivo e da noiva. Vocês vão tirar uma tarde para sentar juntos e colocar todos os nomes na lista, passando pelos primeiros nomes que vem a cabeça, amigos em comum, parentes, amigos de longa data, parentes de outros locais, colegas de trabalho, chefe, faculdade, amigos dos pais… O grande negócio é decidirem juntos quem é de total importância para os dois, quem deve ser convidado por proximidade e por educação e quem pode ficar de fora desta lista.
- Prioridade nos itens do casamento
O que é prioridade na sua festa de casamento? Um jantar maravilhoso com serviço a inglesa, servindo 6 pratos por pessoa para 50 convidados, ou um café colonial, num lugar simples e aconchegante para 120 pessoas? Entendam aqui que nenhuma opção é melhor ou pior, é importante destacar que podemos adaptar alguns serviços, por exemplo o buffet (que é um dos serviços mais caros do casamento) para atender o número de convidados que queremos. Para alguns casais, o importante é proporcionar aquela experiência tradicional para seus convidados, porém, para outros casais isso não será prioridade, então os gastos com alimentação podem ser reduzidos para tudo caber no orçamento.
- Prioridade na lista de convidados
Aqui que a confusão acontece. Temos amigos que significam mais do que parentes e pessoas que estão em nosso convívio diário mas não são tão próximas. Se o orçamento é limitado, é exatamente este parâmetro que vocês vão usar para fazer a lista. Os primeiros nomes que vem a cabeça são normalmente os mais próximos e estes não podem faltar. Convidar quem é importante para o casal, quem está presente na vida, no dia a dia, quem gosta do casal ou tem um carinho enorme por uma das partes e quem vai deixar o casamento divertido fazendo festa com os noivos são pontos consideráveis para a montagem da lista.
- Sobre convidar colegas de trabalho ou faculdade
Sim se existir convívio fora deste ambiente, se tem um grau de intimidade que ultrapassa os assuntos profissionais ou acadêmicos. Caso você saiba que a falta de algum convite pode gerar problema, por exemplo, a pessoa é de difícil trato, você comentou algo sobre o casamento e já recebeu uma indireta, CONVIDE, melhor manter a paz nestes ambientes. Caso tenha proximidade somente com uma pessoa do trabalho e quer convidar, aproveite para entregar o convite numa oportunidade em que estejam fora daquele ambiente, assim não vai ficar chato perante os outros colegas.
- Convites limitados para os pais dos noivos
Liberar ou não liberar, eis a questão! Caso os noivos estejam trabalhando dentro de um orçamento e custeando o casamento sozinhos, não existe motivo para abrir a listagem de convidados aos pais. É cortês convidar aqueles amigos da família, que estavam sempre frequentando a sua casa, viajavam juntos e viram você crescer, mas os demais podem ficar de fora. Se os pais estiverem custeando parte do casamento é sensato perguntar sobre a lista dos pais, se eles querem convidar alguém importante do convívio deles, além de educado, podemos evitar grandes brigas familiares. Sempre vale apelar para o bom senso dos pais e lotação final do local escolhido pelos noivos se a lista estiver muito longa.
- Política para acompanhantes
Se aquele primo querido, vive mudando de namorada, se você nem sabe o nome do acompanhante daquela amiga, sinta-se livre para não estender o convite a estas pessoas. Agora se a pessoa lhe for muito querida, vai ficar sozinha no casamento (sem outras companhias) e isto custaria a falta desta pessoa na sua festa, vale a cortesia.
- O tipo de casamento com o qual sonhou
Este item está por último, mas não é menos importante. Qual é o tipo de casamento com o qual sempre sonhou? Normalmente é a noiva que sonha com itens tão específicos, mas hoje o noivo vem com várias demandas que devem ser ouvidas. Definido o tipo de casamento (rústico, vintage, tradicional, moderno) é importante pedir os orçamentos dentro do que foi imaginado e definir um valor limite para buffet, assim como para os outros serviços, assim podemos manter o foco no planejamento sem passar dos valores previstos em cada item.
Para concluirmos este post podemos resumir assim:
- Saiba seu sonho e quanto ele custa;
- Veja se estão dispostos a investir neste dia da forma que sonharam;
- Se for trabalhar dentro de um orçamento, saiba o seu valor total;
- Bebida e alimentação são itens calculados por pessoa, sendo também um dos itens mais pesados do casamento;
- Abra mão de coisas que não são prioridade para sua comemoração;
- Faça questão de ter por perto em seu dia especial as pessoas que realmente são importantes para o casal;
- Se preocupe em fazer com que a festa tenha a cara e o jeito do casal.
Não se sintam obrigados a convidar ninguém, levem em consideração só os seus motivos para o convite ou a falta dele sem se importar com o que os outros vão pensar, esta é a receita do sucesso!
Leave A Reply