Já tinha um post pronto para entrar este semana, mas as vezes a vida vai levando, não é mesmo?! Acontece que estou atendendo vários clientes neste momento que estão vivendo este impasse, então resolvi escrever sobre ele.
Todo mundo quer uma festa de casamento animada. E na hora de escolher essa animação é que vem a dúvida, DJ ou banda? Posso escrever a conclusão do texto aqui: os convidados vão se divertir de toda forma, o que deixa a festa com aquele clima maravilhoso é a energia dos noivos, é eles estarem na pista dançando, curtindo, abraçando os convidados, enfim, vivendo o dia do casamento.
Porém vamos analisar um pouco mais a fundo cada proposta e assim vocês podem julgar o que combina mais com a proposta de casamento que vocês pensam combinar mais com a de vocês.
Tipo de recepção
Se a recepção for pouco mais formal a música ao vivo vai acabar fazendo bastante diferença. Imagine seus convidados chegando e sendo recebidos por um pianista no hall de entrada. Agora imagine um CD com uma seleção de músicas tocadas ao piano, não faz o mesmo efeito. Porém se estivermos numa festa mais acolhedora, não vai caber termos este tipo de entrada ou uma banda com 12 homens no palco, o som mecânico já vai fazer o papel dele a noite toda e vai ser um sucesso.
Espaço físico
Antes de se empolgar com contratação de uma banda, se atente ao espaço físico que vocês tem dentro do salão. Tem estrutura de palco? Tem espaço para termos uma pista de dança? As instalações elétricas permitem que tipo de equipamento? O local ou vizinhos tem alguma restrição para barulho? Depois de responder todas estas perguntas já podemos ter uma boa ideia de que contratação vai se adequar mais no espaço.
Orçamento
Hoje temos tantas opções que às vezes as contas se igualam. Mas vamos partir do princípio que a banda tem mais integrantes, mais equipamentos, mesa de som que precisa de várias entradas e talvez um DJ para fazer a parte do intervalo, então já podemos presumir que a contratação disso vai ficar mais pesada do que contratar um DJ, com seu equipamento, pista completa e luz. O certo é colocar as despesas na ponta do lápis para poder comparar.
Duração da festa
Tenha em mente que uma recepção com duração aproximada de 6 horas é longa e que a banda não vai tocar o tempo todo, o procedimento é não matar a apresentação da banda na hora do jantar. Ideal é fazer com que eles toquem logo após este serviço, fazendo a abertura da pista de dança, assim o aproveitamento é 100%, neste caso, vamos precisar também de um DJ. Mas numa festa muito curta, pode ser que o investimento na banda seja alto e não compense, neste caso, é melhor ficarmos somente com o DJ.
Espírito da festa
É interessante ressaltar que o DJ ou vocalista da banda é como um mestre de cerimônias, que vai fazendo a festa acontecer, interagindo com o público. Estar no palco exige presença, traquejo, educação e sensibilidade de saber se a sua seleção musical está agradando o público. Já a banda vem com o repertório pronto, se passa por todos os gêneros a possibilidade de agradar é maior, se é de um gênero musical só, temos que pensar que nem todos os convidados vão se sentir a vontade para dançar na pista.
Conhecer seu contratado
Assistam vídeos no Youtube, vejam apresentações ao vivo se possível, conheçam os equipamentos disponíveis, verifiquem o repertório da banda, para depois não se arrependerem da contratação. Exemplo: achei que eles também tocavam música pop, mas na verdade eles só tocavam sertanejo. E descobrir isso na festa já não adianta de nada. Importante saber se a seleção musical da banda ou DJ combina com vocês e os seus convidados.
Fizemos um comparativo aqui embaixo.
Leave A Reply