Até hoje todos os pacotes de fotografia que fechei incluíam o ensaio pré wedding. Eu sempre aconselho os noivos a fazerem o ensaio (e tento facilitar isso de uma maneira que fique bom para todos os lados) porque é um momento de descontração no meio de toda a correria da preparação do casamento, um momento em que eles podem parar por algumas horas para se curtir, se amar.
Uma das principais dúvidas com relação ao pré wedding é o local escolhido para fotografar e, por isso, vou deixar algumas dicas aqui em baixo para vocês:
1. Personalidade do casal
A primeira dica é fundamental: escolha um lugar que transmita a personalidade do casal. A fotografia conta histórias e, melhor do que ter algumas fotos bonitas é ter fotos lindas e que falem por si só. Eu sempre procuro conhecer a história do casal para sugerir algum lugar especial que às vezes nem passa pela cabeça deles. Ensaios em casa, por exemplo, podem ser muito mais bonitos e verdadeiros do que um ensaio em um parque lindo, mas que não significa nada para aquelas duas pessoas. O importante é focar no significado, no que aquele lugar representa para você e para seu noivo(a). O que vocês costumam fazer juntos? Tomar cerveja, cozinhar, assistir séries, passear com o cachorro, jogar videogame. A minha intenção no pré wedding é registrar os pequenos momentos que tornam aquele casal o que eles realmente são. E, quando os noivos imprimem fotos do ensaio para compor a decoração do casamento é sempre muito gratificante ver que os convidados reconhecem aquela história de amor através das fotos do pré wedding.
2. Localização X Deslocamento
Da mesma maneira que você pode fazer um belíssimo ensaio em casa, você pode fazer um ensaio maravilhoso na Disney, no Nordeste ou onde vocês quiserem (desde que isso tem a ver com vocês, não é mesmo?). Só não esqueça de prever antes o tempo e os custos de deslocamento para isso. Ensaios no campo ou na praia são muito lindos, mas antes de decidir por uma opção assim você precisa conversar com o seu fotógrafo, verificar a disponibilidade dele e da equipe, ver se haverão custos extras de descolamento e de entrada nos lugares (parques privados, por exemplo). Também leve em consideração o horário que deseja fotografar e o tempo que levam para chegar até o lugar, sem esquecer de deixar tempo suficiente para poder se preparar antes das fotos. Dependendo da distância do local do ensaio o ideal é ir um dia antes para poder descansar e fotografar com tranquilidade no dia seguinte. Ah, e muito importante: não esqueça de ver se é permitido fotografar no lugar escolhido. Já pensou viajar exclusivamente para fazer o ensaio e ao chegar no local não poder fotografar? Além de frustrante é um custo desperdiçado. Planejamento é tudo e com certeza o seu fotógrafo vai te auxiliar com estes detalhes.
3. Estrutura e recursos disponíveis
Também é muito importante que você verifique a estrutura do local escolhido e os recursos que poderão ser utilizados para o ensaio, como banheiro, espaço para trocar de roupa, etc. Se você vai fazer um ensaio na natureza, em uma cachoeira ou morro, por exemplo, leve em consideração que até chegar lá vai estar suada(o) e descabelada(o) hahahaha. Nesse caso, se você não tiver a habilidade para se maquiar e se arrumar, leve junto um maquiador ou, muitas vezes, sua própria cerimonialista pode te auxiliar (mais um bom motivo para contratar uma profissional).
4. Época do ano
Pode fazer ensaio na praia em pleno inverno? Se vocês quiserem pode sim, só lembrem que vai estar frio. Quer ensaio num campo florido? Verifique a melhor época das flores. A não ser que seu ensaio seja em um ambiente fechado e controlado, a previsão do tempo e a estação do ano vão interferir diretamente no resultado final. Então, se você falou para o fotógrafo que quer um ensaio com um lindo pôr do sol ao fundo, ele vai se basear pela previsão do tempo e o ensaio pode ser adiado para outro dia caso a previsão seja de chuva, por exemplo. Mas também é legal lembrar que um ensaio em um dia nublado ou até chuvoso pode ficar encantador. Tudo depende do fotógrafo e do estilo do casal.
5. Estilo do fotógrafo
Antes de contratar o fotógrafo que vai registrar o seu casamento conheça o trabalho dele. Às vezes você pode estar esperando um resultado final diferente do estilo que ele trabalha. É importante que o estilo das fotografias também esteja de acordo com a personalidade do casal, assim com certeza todos vão se apaixonar pelo resultado final.
Espero ter ajudado. Em breve volto aqui com mais dicas para seu ensaio pré wedding. Já me segue no Instagram? Lá você pode ver alguns ensaios que eu já fiz 🙂
Leave A Reply