• Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
Quebre já o seu coração
abril 5, 2018

Tenho uma teoria sobre isso.

Essas são as cinco palavras que formam a minha frase favorita no mundo inteirinho.

Mas essa teoria da qual quero falar é bem minha. Embora eu já tenha essa ideia na cabeça há uns bons dez anos, antes desse texto falei dela no mundo real só duas vezes. Então acho que é válido dizer que vocês estão meio que vendo isso quase que em primeira mão.

Nessas duas vezes em que ela existiu fora da minha cabeça, eu estava envolvida em intensas argumentações favoráveis a mergulharmos de cabeça em chances. Eu acredito em chances. Em riscos.

A música que dá o tom aqui é Fidelity, uma canção de Regina Spektor lançada em 2006 e que ficou famosa lá em 2007/2008. Segundo fontes seguras (Wikipedia), foi trilha de seriados como Veronica Mars, Brothers & Sisters e Grey’s Anatomy, dos filmes Secret Diary of a Call Girl, 27 Dresses, Love & Other Drugs e da novela A Favorita. Conta a história de alguém que nunca amou outra pessoa completamente – I never loved nobody fully.

Mas o que me interessa mesmo – mais que a canção – é o clipe. E aqui cabe explicar que não sou uma pessoa muito de clipes (para profundo desespero de Renan, a pessoa que mais entende de música, clipes e billboard que eu conheço). Não cresci vendo MTV, não entendo a maioria esmagadora das referências desses vídeos e o YouTube acaba quase sempre me perdendo nos primeiros segundos. Minha atenção não fica presa no vídeo, é um defeito de fábrica.

Mas quando e eu ainda fazia algum esforço para tentar me enturmar com o pessoal que via clipes eu vi o dessa música. E ele falou comigo como nenhum outro falou.

A história do clipe – mais ou menos alinhada com a história da canção – é de uma menina que idealiza relacionamentos.

Acho que é válido partir da premissa de que todos nós, frutos do nosso tempo, idealizamos relacionamentos. Todo mundo quer o amor de novela, já até falamos sobre isso aqui uma vez. Todo mundo tem um painel só com o buraco do rosto, daqueles que têm naquelas lojas de estrada pra praia, sabe? Em que você só enfia a sua cara e a cara da outra pessoa num traje típico pra tirar uma foto constrangedora. Todo mundo tem esse molde de qual pessoa considera ideal e aí enfia a cara da pessoa real lá. Só que as pessoas reais não são moldes.

E a gente vai se machucar, eventualmente (essa é a palavra favorita– só que não – do Renan). Sim. Spoiler da vida: vai. Ninguém quer. Ninguém escolhe se magoar, ninguém gosta, ninguém acha legal. Mas acontece. É da vida. E a gente precisa viver com isso. Mais. A gente precisa arriscar, mesmo que saiba disso, mesmo que já tenha se machucado antes.

O que acho incrível desse vídeo é que ele fica a maior parte do tempo mostrando como é a vida daquela menina num relacionamento idealizado, com um pé no chão – always one foot on the ground. É tudo perfeito ali. As conversas são engraçadas, as ligações desliga-você-não-você-primeiro são ótimas, as fotos ficam boas, o pedido de casamento segue o roteiro. Tão perfeito que é esquisito. É preto e branco. E ela não tá triste, sabe? Não. Ela não tá.

Mas acho seguro dizer que ela também não tá feliz. Ela apenas tá lá. Existindo. É possível só existir. É até possível dizer que não tem nada de errado em querer a segurança do só existir. Se machucar, se magoar, tudo isso é cansativo, né? Demanda. E às vezes a gente não quer essa demanda, só quer pendurar o coração no pescoço, deixar ele lá, quieto. E tá tudo bem.

Mas quando a menina do vídeo se permite viver tudo, baixar a guarda e quebrar o colar de coração, as coisas mudam. Aquelas duas pessoas ali  se transformam em duas pessoas de verdade. E passam a vivenciar uma confusão só, a casa fica uma bagunça, pó de tinta pra todo lado. Mas a vida ganha em tonalidade, em risos, em cor.

É claro que o ato de quebrar o coração pode ser literal, se magoar, como acontece com todo mundo. Mas também pode ser outra coisa, não tão literal assim. Pode ser quebrar-de-abrir.

Eu sempre preferi acreditar que era quebrar-de-abrir.

Sempre preferi acreditar que, quando aquela menina se permitiu parar de proteger tanto o coração que tava no pescoço com medo de, sei lá, passar por outra mágoa, ela também parou de se segurar. Parou de idealizar, parou de tentar evitar sofrer. Parou de só existir para – por mais piegas que soe – viver.

Eu sei que parece um pouco idiota. Romântico demais. Até um pouco idealizado, toda essa conversa que eu comecei tentando afastar. Sei que essa ideia é cheia de todavia, mas, porém. E eu sei que parece que só digo isso porque vivo, em casa, um relacionamento que vai bem.

E talvez não adiante dizer que eu pensei nisso antes de Renan. Mas foi. E talvez o fato de ter pensado em tudo isso antes me fez derrubar aquele painel idealizado que um dia eu tive. E talvez tenha me feito ver que, ainda que Renan não coubesse naquele painel (ninguém cabia, ninguém cabe, ninguém nunca vai caber), valia a pena arriscar quebrar-de-abrir o coração outra vez.

Até porque se esse coração acabar quebrando de quebrado, o que pode (eventualmente) acontecer – afinal, é da vida – pelo menos pudemos ver as cores.

Share

Depois do sim

Marta Savi
Marta gosta de escrever, mas tem dificuldade em fazer pequenos perfis de si mesma. Se pudesse votar em 1993, teria votado no Rei. É advogada, historiadora e mestra em (História do) Direito. Tem paixão por caixinhas. É autora de um blog em que fala sobre sua ansiedade generalizada – o ansiosa.blog.

Leave A Reply


Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de Aquele sopro de alegria para fazer o seu final de semana mais feliz. Quer uma flor que faz a gente lembrar mais da infância do que o dente de leão? 
O sol faz brilhar nossa flor. 
A peça e seus detalhes estão na lojinha. CORRE LÁ CONFERIR 🤩

#bordadosdecorativos #decordeparede #colecaosolar #bodadoamao #fotobordada
    ✨Detalhes✨ #fotobordada #bordado #bordadolivr ✨Detalhes✨

#fotobordada #bordado #bordadolivre #decoraçaoafetiva #decoração #handmade
    A gente tem planejado uma coleção inteira em hom A gente tem planejado uma coleção inteira em homenagem às sufragistas, mas resolvemos postar esta peça hoje porque, apesar da nossa luta contra o patriarcado ser diária, sabemos a importância histórica do dia 8 de março. 

🚴‍♀️ Pra quem não conhece, o movimento sufragista nasceu para organizar a luta das mulheres pelo seu direito ao sufrágio (voto) e aconteceu em diversos países entre o fim do século XIX e o início do XX. Além disso, também representa a primeira onda do feminismo devido a luta histórica pela igualdade de gênero. A bicicleta foi um meio de transporte fundamental para que as sufragistas pudessem se reunir e se organizar neste período. Lilás e verde são as cores desse movimento.

📸 A foto deste bordado foi feita pela kellygequelim em 2015, nas ruas de Buenos Aires, e nos fez recordar da importância das sufragistas e suas bicicletas para nos tornarmos as mulheres que somos hoje. 

❌ Como a coleção ainda não está pronta, você não vai encontrar este bordado mega exclusivo no site, então se você tiver interesse em adquirir esta peça única manda DM aqui pra gente. No verso do bordado vai um resuminho desse movimento 💜

#shesaidart #fotobordada #8demarço #sufragistas #diainternacionaldamulher #juntassomosmaisfortes #decorafetiva #decoraçãocomafeto #decorcomhistoria
    Os bastidores dos bastidores 🤣 Um pedaço da no Os bastidores dos bastidores 🤣
Um pedaço da nossa montagem, quando a parte de bordado já está pronta e iniciamos a finalização. Aí vem o corte de sobra do tecido, acabamento, o cuidado para contar a história de cada peça. 
Esperamos que quando você receba sua peça, sinta nesses detalhes todo o carinho que foi investido ali. 
Esse é nosso jeitinho de compartilhar nossa paixão com vocês. 

#decoração #decoraçaoafetiva #decoracaodeparede #bordadosamao #fotobordada #compredequemfazcomamor
    No verso, cada peça carrega um pouco da sua próp No verso, cada peça carrega um pouco da sua própria história até aqui. 

#shesaidart #bordado #fotobordada #desingdeinteriores #designafetivo #decoração #decoracaoafetiva #decora #paredesdecoradas #paredesquecontamhistórias #decorcomsignificado
    Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos m Liberte-se do que não te faz bem, apegue-se aos momentos de felicidade, são eles que fazem a vida valer a pena. 

#detalhesqueencantam #bordadofeitoamao #fotobordada #decorafetiva #decor #decoracao
    Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto Amamos os personalizados! Esse é mais um projeto que foi feito a quatro mãos pela annedalponte e kellygequelim para a Ketlin e o Gustavo. Já pensou transformar um momento importante da sua história em uma decoração que vai encher seu lar de afeto e memória? Manda uma dm pra gente 😉

#fotobordada #bordado #decor #homedecor #quadrosdeparede #decorandocasa #decorandoapto #decorafetiva #paredesquecontamhistorias #artesanato
    Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto ho Esse era o pôr-do-sol que queríamos ter visto hoje hein. E se você está em Maceió e assistiu esse espetáculo, você é privilegiado SIM!!!
Mas você que está aqui neste feed pode ter em casa essa lindeza de 26 cm, bordada em fundo preto que realça todo brilho desse sol maravilhoso! 
Veja nas fotos seguintes o bastidor destacado na parede. A kellygequelim quase deixou pendurado permanentemente na casa dela! 🤣

#bordadolivre #bordadospersonalizados #bordadoembastidor #artesanatocriativo #fotobordadaamao
    Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um te Tudo começou com essa foto aqui. Em cima de um tecido no bastidor ela ganhou um Sol e assim nasceu a Coleção Solar. Clica no link da bio e vem conhecer todas essas peças exclusivas que vão levar luz, arte e afeto para as paredes da sua casa. 

#shesaidart #fotobordada #decorandoacasa #decorandocomamor #decorafetiva #bordadolivre #decoraçãodeinteriores
    Acesse nosso Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

    Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

  • Facebook Pagelike Widget
  • Posts recentes

    • 6 canais para seguir na quarentena
    • O Vórtice. O Fim.
    • Home wedding
    • We are back!
    • 5 dicas de como escolher a aliança de casamento



© Todos os direitos reservados.