Todo ano a Pantone reúne uma equipe de profissionais renomados, como designers, pesquisadores e estilistas para elegerem uma cor que vai ser a tendência nos próximos 12 meses em decoração, moda e estilo de vida. Para 2017, a cor escolhida foi o Greenery.
Mas quem é a Pantone?
Fundada em 1962, nos Estados Unidos, inicialmente a Pantone fabricava cartões de cores para as companhias de cosméticos. No ano seguinte decidiram desenvolveram seu primeiro sistema de cores, os Guias Pantone: cartões pequenos e finos, impressos em um dos lados com uma série de cores relacionadas entre si (bem parecido com os catálogos de tintas que vemos nas lojas de material de construção).
A ideia do sistema Pantone era unificar as cores, catalogando-as por números e evitando assim erros de impressão, tendo um produto final exatamente como o esperado, o que foi um grande avanço para a indústria gráfica. Vários países já adotaram o uso de cores Pantone para as suas bandeiras, evitando assim diferenças de tonalidades. Todo ano a Pantone reorganiza os seus catálogos e lança, em dezembro, aquela que será a cor do ano seguinte. É uma cor simbólica, um apanhado de tudo o que a empresa vê acontecendo na cultura global e que serve como expressão de um humor e de uma atitude.
A cor de 2017 – Greenery
Segundo a Pantone, o Greenery é “um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza revivem, restauram e se renovam. Lembrando folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre, os atributos positivos de Greenery se refletem nos consumidores aumentando a vontade de respirar profundamente, oxigenando e revigorando. Greenery é uma cor natural e neutra. Quanto mais envolvidas as pessoas estiverem na vida moderna, maior será o seu desejo inato de mergulhar na beleza física e na unicidade inerente do mundo natural. Esta mudança se reflete na proliferação das expressões de Greenery na vida cotidiana, seja através do planejamento urbano, da arquitetura, do estilo de vida e de vários exemplos globais em termos de design. Uma cor constante nos bastidores, agora Greenery está sendo chamada para o palco – hoje já é uma tonalidade onipresente em todo o mundo. Uma cor que reafirma a vida, Greenery também é emblemática na nossa busca pelas paixões pessoais e nossa vitalidade.” Leticia Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute afirma que “Greenery abre caminho para 2017 trazendo a auto-confiança pela qual aspiramos em meio a um quadro político e social tumultuado. Satisfazendo nosso desejo crescente de rejuvenescer e revitalizar, Greenery simboliza a reconexão que desejamos com a natureza, com nós mesmos e com um propósito maior”.
Como usar o Greenery no meu casamento?
A cor do ano é um tom de verde então é sim muito fácil de incluir o Greenery na decoração do seu casamento, já que uma composição de flores e folhagens, com arranjos volumosos e exuberantes vai ficar maravilhoso. Uma das tendências em decoração para 2017 que vem de encontro com o Greenery é o uso de arranjos contínuos nas mesas, que combinam muito bem com eventos rústicos e ao ar livre.
Mas que cores podem compor um visual elegante com o Greenery? Tons suaves de azul, lilás, rosa e pink vão muito bem, mas a combinação mais queridinha é com o branco. Se o seu casamento é no estilo rústico, explore a composição com elementos naturais como madeira, pedra e areia, por exemplo. Você também pode dar um toque mais sofisticado, apostando em detalhes com cores como dourado, bronze ou prata envelhecida.
Você também pode usar o Greenery nos trajes das madrinhas ou em alguns detalhes dos trajes do noivo e dos padrinhos, mas muito cuidado: não é todo mundo que fica bem nesse tom de verde, então talvez pedir que as madrinhas usem vestidos Greenery não seja uma boa ideia. Você não quer correr o risco do seu casamento parecer brega não é mesmo?
No site da Pantone você também pode conferir as sugestões de harmonia do Greenery com outras cores.
Aqui em baixo uma galeria de inspirações de Greenery para você arrasar no seu casamento:
Leave A Reply