Todos os dias me deparo com a pergunta dos meus clientes sobre contratar ou não vídeo de casamento. Os motivos para esta pergunta são vários, financeiros ou não. Acho que todos concordamos que aqueles vídeos que têm a cerimônia na íntegra e acompanhamento da festa durando mais de 3 horas não interessam nem mais aos noivos. Pensando nos novos formatos de vídeo, vamos às dicas:
- Com a correria de hoje e a rapidez com que as informações são consumidas, nada mais justo que procurar um produtor de short film/movie (esta é a denominação que vão encontrar), que concentre o trabalho na edição especial das imagens captadas na cerimônia e na festa. Esta edição é mais dinâmica e vai direto para as partes mais legais da cerimônia e da festa.
- Assistam muitos vídeos, de vários profissionais. Vocês precisam se atentar aos detalhes, como é a transição de uma imagem para outra, tipo de corte, músicas escolhidas, coloração da imagem. Os filmes que estão no site sempre são os mais bonitos, então é sempre bom ir atrás de outros para ter uma visão mais geral do trabalho que está chamando atenção.
- As imagens captadas precisam mostrar a essência do casal. Para isto, o vídeo maker (que é a pessoa que vai captar as imagens e depois editá-las), precisa mandar um questionário para os noivos perguntando todos os detalhes importantes do evento. Tenham certeza da forma de trabalho da empresa contratada.
- Verifiquem a data de entrega do trabalho finalizado, às vezes o prazo é muito estendido e vocês não estão dispostos a esperar tanto, então este é um fator que pode ser decisivo para o casal.
- Acredito que existem 3 profissionais que são obrigatórios que vocês conheçam antes da contratação. Primeiro é a cerimonialista, que vai cuidar de todos os detalhes antes do casamento, vai cuidar do dia e fazer o pós evento. Os outros dois são o fotógrafo e quem vai fazer o vídeo. O motivo para conhecer estes profissionais é o mesmo, afinidade. Isto garante que o casal fique à vontade com estes profissionais e é certo que os trabalhos de foto e vídeo rendem muito mais assim.
- Apresente as equipes de foto e vídeo ou solicite à sua cerimonialista que marque uma reunião entre eles, pois eles precisam trabalhar em equipe para garantir boas imagens tanto no filme como em foto. Uma equipe pode atrapalhar muito o trabalho da outra, então é ideal que conversem para garantir uma boa convivência.
- É sempre bom levar o cinegrafista no lugar escolhido para cerimônia, principalmente se for um casamento externo. Garantindo assim que ele saiba onde o sol nasce e se põe, que luz ele vai ter na hora de filmagem e ambiente, isto deixa o profissional melhor preparado para qualquer adversidade no dia. Algumas igrejas têm locais restritos de entrada ou ainda um espaço curto para filmagem, é necessário que o profissional esteja preparado e sinalize onde podem ter flores ou se algo pode atrapalhar seu trabalho e comprometer a qualidade do resultado.
- O que não pode faltar num contrato: making of, cerimônia e festa. O restante é opcional. Mas se a prioridade do casal é ter uma cerimônia na íntegra vale a pena investir um pouquinho mais nesta opção, lembrando que esta decisão tem que ocorrer no fechamento ou logo depois e avisada ao seu fornecedor (hoje em dia não são todas as empresas que oferecem esta opção e, sinceramente, esse vídeo completo é chato e bem monótono, nem você mesmo vai querer ver depois), porque é necessário deixar uma câmera fixa para captar este momento e o áudio.
- Se vocês se sentirem à vontade para fazer o vídeo pré wedding em algum lugar que lembre algo feliz, minha indicação é que façam, isso faz com que os laços com o profissional se estreitem e vocês conheçam melhor esses profissionais antes do grande dia, além de render vídeos lindos de lembrança para depois e ser um momento de aproximação para o casal durante o planejamento do casamento.
- Discuta sobre a trilha sonora do seu filme com o cinegrafista, deixando sempre claro que tipo de músicas vocês gostam e o que não gostariam de jeito nenhum. Vocês podem escolher as músicas previamente e mandar uma lista de opções para ficar mais fácil do fornecedor se programar.
- Saiba como o resultado será entregue, se tem as opções para postagem, links e se o material pode ficar obsoleto, por exemplo os DVDs que não são mais muito utilizados.
- Por fim, garanta que tudo que for feito seja espontâneo, por exemplo, uma surpresa de um para o outro, um depoimento, uma dança especial. Não se sintam obrigados e contar uma história ou atuar para fazer um vídeo engraçado se não tem nada a ver com vocês, melhor fazer uma coisa simples e garantir um resultado lindo de momentos verdadeiros. A regra é que se divirtam em todos os momentos do casamento.
Ali em cima você confere no link o pré wedding deste casal tão querido e aqui você confere o trailer do casamento. Executado pela Áries Filmes.
Leave A Reply